O que o Técnico de Qualidade e Produtividade faz?
Um jeito simplificado de explicar o que o técnico de qualidade faz é dizendo que ele é o profissional responsável por buscar a constante melhora da empresa, por meio da solução dos problemas que comprometem seus resultados. Para isso, ele utiliza as ferramentas da gestão da qualidade.
Ao documentar todas as atividades de uma empresa, o Sistema de Gestão da Qualidade auxilia na coordenação desses processos, com o objetivo de atender às regulamentações oficiais e satisfazer os clientes. Consequentemente, esse sistema traz uma grande contribuição para que a companhia atinja um patamar de verdadeira qualidade em todos os seus setores.
Com a formação de Técnico de Qualidade, o profissional está apto a realizar uma série de atividades no ambiente de trabalho. Conheça algumas delas:
utilizar ferramentas para solucionar problemas e, portanto, melhorar os processos dentro da empresa;
orientar colaboradores em relação aos métodos de produção, aos prazos para que os procedimentos sejam executados e as não conformidades encontradas;
planejar sistemas da qualidade, elaborar bons manuais e instruções de trabalho e realizar a sua implementação;
analisar as reclamações de clientes a fim de identificar suas causas, buscar soluções para essas falhas e orientar os envolvidos sobre as medidas tomadas para resolver o problema;
participar de auditorias internas e externas, elaborando e distribuindo documentos e checklists do que deve ser auditado, além de preenchendo formulários;
monitorar indicadores e realizar diagnósticos, tendo como foco o aumento da produtividade e da competitividade para a empresa.
Todas essas atividades, quando bem executadas, resultam na melhoria da organização como um todo e, também, na obtenção de certificados de qualidade, o que garante uma ótima reputação para a empresa.
Fonte: Blog Escola Peregrino