Conheça a história da criação do CRT-RJ

O CRT-RJ, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais é o novo e exclusivo Conselho profissional dos técnicos industriais do Estado do RJ. Foi criado no dia 15 de abril de 2019 com a posse da primeira Diretoria Executiva.

A criação do CRT-RJ é fruto de uma luta de 50 anos dos técnicos, desde a regulamentação da profissão que ocorreu apenas em 5 de novembro de 1968 com a promulgação da Lei n° 5.524/1968. Durante essas cinco décadas os técnicos industriais travaram muitas lutas e obtiveram vitórias importantes para a profissão sendo a mais significativa delas a aprovação da Lei nº 13.639/2018 que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais que representou não apenas mais uma conquista histórica, mas principalmente a concretização de um ciclo político e o início de uma nova época, com mais segurança à sociedade e valorização profissional para milhões de técnicos, devidamente reconhecidos como profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento do país.

O CRT-RJ nasce em meio à transformação digital. Suas metas são fiscalização inteligente, gerando empregabilidade e combatendo o exercício ilegal da profissão, com eficiência e automação, gerando economia e resultado sempre focado na ética profissional e em defesa da sociedade

Acompanhe os principais fatos, de 1968 a 2019, que marcaram a criação do CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais:

Marcos Históricos