Eletrônica e Eletrotécnica: Quais suas diferenças profissionais?
A eletrônica e a eletrotécnica são especialidades que estudam o uso da energia elétrica e de seus circuitos eletrônicos na elaboração de sistemas e produtos, como por exemplo, os eletrodomésticos, sistemas automáticos e telefonia. Para trabalhar nessa área, o indivíduo pode fazer diversos cursos acadêmicos como a Engenharia Elétrica, Tecnologia em eletrotécnica e eletrônica ou se preferir realizar até cursos técnicos.
Embora a eletrônica e a eletrotécnica estejam voltadas para o estudo da energia elétrica e de seus circuitos, uma pequena diferença entre essas profissões acabam confundindo a cabeça de muitas pessoas e profissionais da própria área da engenharia elétrica.
Diferença entre a eletrônica e a eletrotécnica:
Eletrônica: é parte da engenharia que tem como finalidade lidar com redes elétricas no circuito em modos de controle. Além do mais a eletrônica trabalha com grandezas elétricas de pequenas amplitudes e de frequências elevadas, que são os sinais elétricos ou eletrônicos considerados de baixa tensão.
Automação, controle e telecomunicação são as partes que subdivide o campo da eletrônica.
Eletrotécnica: é a grande responsável transmissão, geração, distribuição e utilização da energia elétrica, fontes alternativas de energia, acionamentos industriais, motores elétricos, instalações elétricas prediais e industriais e dentre outras que podemos considerar como serviços de alta tensão.
A eletrotécnica é subdividida em três pontos importantes:
• Produção ou geração, transporte, transmissão e distribuição de energia elétrica;
• Motores elétricos;
• Instalações elétricas.
Fontes de pesquisas: