CFT: Um breve resumo dos primeiros seis meses de trabalho
Da sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 à implantação de um novo sistema online de prestação de serviços
Entre tantos momentos importantes vividos pelos técnicos desde o advento do movimento na década de 1970, o dia 26 de março de 2018 entrará para a história com um dos mais significativos e, certamente, será lembrado e propagado geração após geração: naquela segunda-feira o governo federal sancionou a Lei nº 13.639/2018, criando o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos Industriais e reparando uma injustiça histórica, marcada por perseguição, discriminação e cerceamento da liberdade profissional de uma categoria imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico do país. Além disso, o novo conselho conclui um ciclo de política social e marca o início de uma nova era para milhões de trabalhadores do setor, garantindo mais qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, propiciando segurança à sociedade.
Por inúmeras vezes muitos profissionais eram obrigados a entrar com ação judicial para garantir um direito legitimamente conquistado; pois, a antiga autarquia que os alocavam não respeitava integralmente o Decreto nº 90.922/1985, que regulamenta a Lei nº 5.524/1968 e dispõe sobre o exercício da profissão dos técnicos. Definitivamente, essas dificuldades fazem parte do passado e os técnicos terão o reconhecimento e a valorização merecida por todos as esferas políticas e setores sociais.
Em mais um momento histórico do movimento, a primeira eleição do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) aconteceu no dia 22 de junho de 2018 em Brasília, ocasião em que foram empossados os conselheiros – titulares e suplentes – e os integrantes da diretoria executiva: Wilson Wanderlei Vieira, presidente; José Carlos Coutinho, vice-presidente; Francisco Viana Balbino, diretor administrativo; Solomar Pereira Rockembach, diretor financeiro; e Bernardino José Gomes, diretor de fiscalização e normas. “O momento é de alegria, de missão cumprida. Nós estamos dando início à organização da categoria dentro de um conselho profissional, mas contamos com a colaboração de cada técnico para novas conquistas”, discursou na ocasião o presidente eleito Wilson Wanderlei Vieira.
Entre as atividades realizadas nesse primeiro semestre que se encerra no mês de dezembro, o CFT tem baixado várias portarias no sentido de se estruturar administrativamente e resoluções para disciplinar a atividade profissional dos técnicos; destaque, ainda, para o novo sistema online de prestação de serviços, agendado para entrar em operação a partir de 18 de dezembro de 2018.