AR CONDICIONADO como economizar?
Empresas fornecedoras de aparelhos de refrigeração, por não calcularem corretamente, sempre aconselham a colocação de modelos de maior potência porquanto desta forma se livram de serem acusadas de vender aparelho que não atendem bem nos dias mais quente.
A instalação de aparelhos de maior potência em compartimentos pequenos resulta num esfriamento rápido do ambiente e paradas longas gerando um liga desliga que não só aumenta o desgaste das peças como aumentam em demasia o consumo de energia elétrica. O aparelho ideal é aquele que na potencia exata mantém-se constantemente ligado, faz menos ruído e gasta menos energia.
Aparelhos superdimensionados provocam maior consumo de energia, mais ruído, aquecimento dos fios da instalação e desgaste maior no aparelho exigindo maior manutenção. O investimento é maior e desnecessário.
A quantidade de calor a ser retirado de um ambiente não se resume na medição do comprimento, da largura e da altura do compartimento. Além disso temos que considerar a quantidade de pessoas e dos aparelhos em uso e do calor que entra pelas janelas trazidas pelos raios solares.
NO DIMENSIONAMENTO DO APARELHO IDEAL PARA USO EM SEU AMBIENTE É NECESSÁRIO ENTENDER O SEGUINTE:
1º- _Porque, se a temperatura normal do nosso corpo é 36ºC nós sentimos calor estando em ambiente com temperaturas mais baixa ? __Não parece estranho?
2º- O exercício muscular e a atividade mental queima glicose (nossa gasolina) portanto produz calor. Logo a temperatura do corpo se eleva mas não ultrapassará os 36ºC pois a evaporação da umidade da pele de nosso corpo vai resfriando-o de forma a manter os 36ºC. O vento arrasta a umidade da pele que carrega consigo o calor excedente resfriando o corpo de volta aos 36ºC. É por isto que usamos o ventilador. Tomamos mais água no verão justo para estufar a pele e suar para o vento arrastar o calor excedente.
Note que o cachorro em condições semelhantes passa a ofegar promovendo a ventilação da língua que arrasta o calor mantendo sua temperatura corporal normal. O cachorro não pode diminuir sua vestimenta (o pêlo).
Outra observação ocorre quando estamos na praia a tarde com o corpo molhado, o vento força a evaporação e sentimos frio. A umidade do corpo ao evaporar arrasta o calor.
Outra observação é que nos velhos tempos, e ainda nos rincões do interior, se bebia agua fresca de moringa de barro. A agua reservada umedecendo o barro da parede é evaporada na superfície externa arrastando o calor.
3º- No inverno quando a temperatura está abaixo dos 36ºC para não perder calor a pele se contrai (enruga) evitando umedecer.
4º Quando em pequenas salas muitas pessoas estudam, ou trabalham, a umidade e o calor do ar aumentam e vem o desconforto. O ventilador já não resolverá por que não retirará a umidade do ar já saturado e por tanto não haverá evaporação da umidade da pele. Solução: O aparelho de AC vai retirar a umidade do ar, ventilará e vai baixar a temperatura.
CONCLUSÃO; é o fator umidade e a ventilação que mais influenciam o conforto e é considerando estes fatos que se deve escolher a potencia do SPLIT .
Projetista GILBERTO GUERRIERI
Fonte: www.massafria.com.br