Voluntário faz vistoria em geradores dos Bombeiros para Hospitais de Campanha
A campanha Técnicos Industriais em Ação realizou nesta quarta-feira (15) visita técnica ao galpão da Secretaria Estadual de Saúde, em Nova Iguaçu, onde há 7 motogeradores à espera de manutenção há vários meses para serem empregados em hospitais de campanha, como parte do esforço para conter a pandemia de Covid-19. O Sargento Marcos Galindo, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu o Técnico em Eletrotécnica Vanderlei Rodrigues de Medeiro, voluntário da campanha, para uma vistoria prévia nas máquinas.
“Os equipamentos são relativamente novos, mas como estão parados há muito tempo vai ser necessário realizar uma série de procedimentos para que eles possam ser ligados e usados com segurança novamente”, avaliou Vanderlei. Entre as ações recomendadas estão limpeza de filtros e das bombas de combustível, movimentação do motor com o aparelho desligado e manutenção no painel de comandos.
Ainda de acordo com o técnico, serão necessários 3 profissionais de eletrotécnica e 2 de mecânica para realizar os reparos em tempo hábil para fornecer energia aos hospitais de campanha montados no estado do Rio. Além disso, faz necessário a liberação de um Compressor de 24 litros/2hp, bateria e outros insumos para que a equipe de técnicos industriais voluntários possa dar sequência aos trabalhos. O CRT-RJ vai selecionar os técnicos com perfil adequado à tarefa dentre os 431 voluntários cadastrados até o momento na campanha Técnicos Industriais em Ação.
Ação voluntária do CRT-RJ já entrega resultado positivo para o Hospital do Fundão
Hoje foi o primeiro dia de trabalho dos técnicos voluntários Alexandre Luís Carneiro e Thiago Adorno Bastos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Os dois fizeram toda a parte burocrática de identificação junto ao hospital e receberam equipamento completo de proteção individual (EPI) para circular pelo ambiente hospitalar.
“Hoje, em esforço concentrado, já foi consertada uma cama elétrica que já pode compor um novo leito no hospital. Por menor que possa parecer trata-se de uma conquista. Mais uma pessoa terá a possibilidade e a dignidade de estar num leito com um pouco mais de conforto e facilidade para a equipe médica, enfermeiros e auxiliares”, afirmou Sirney Braga, Presidente do CRT-RJ. Amanhã os profissionais retomarão os serviços de reparos em leitos que estão fora de uso à espera de manutenção há vários meses.