Telecomunicações /Eletrônica: áreas promissoras
Outros dois campos em ascensão são o de Telecomunicações e o de Tecnologia da Informação, aquecidos em razão da chegada da TV digital ao país e do uso das redes elétricas para a transmissão de dados.
Nas empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadores de sistemas de comunicação), o graduado atuará desenvolvendo serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som, assim como projetando e construindo equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.
O Brasil apresenta um vasto potencial para geração de energia renovável, em função da grande incidência solar, que propicia a formação, em grande velocidade, de biomassa e de bons ventos.
Grandes Oportunidades
Com a ratificação do Protocolo de Kyoto, muitos investimentos estrangeiros deverão ser feitos no país com o objetivo de sequestrar carbono disperso na atmosfera. Com isso, surgirão grandes oportunidades de emprego/trabalho para estes profissionais, pois toda e adequação da energia elétrica provinda de fontes alternativas se dá por meio de equipamentos de Eletrônica de Potência.
Com a privatização de vários setores, entre eles o das empresas geradoras e fornecedoras de energia elétrica e o de telecomunicações, o mercado de trabalho tende a aumentar as chances de colocação, tendo em vista a necessidade de renovação dos quadros profissionais que atuam nesses setores.
A maioria das vagas encontra-se nas regiões Sudeste e Sul, que contam com polos industriais bastante desenvolvidos. Mas o Norte e o Nordeste, carentes de mão de obra especializada, também demandam profissionais.
Fonte: Saber Elétrica