Técnicos voluntários farão reparos em equipamentos hospitalares usados no tratamento da Covid-19
Técnicos voluntários farão reparos em equipamentos hospitalares usados no tratamento da Covid-19
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do estado Rio de Janeiro(CRT-RJ) deu início, nesta segunda-feira (5/04), a uma campanha com objetivo de reunir e organizar profissionais para trabalhar de forma voluntária na manutenção de equipamentos hospitalares essenciais para o combate à pandemia de Covid-19 no estado. “Sabemos que a compra de determinados ítens, especialmente os ventiladores pulmonares, não é algo simples, ainda mais nesse momento em que a demanda mundial sofre enorme pressão, por isso estamos reunindo profissionais capacitados para realizar reparos, em caráter emergencial, nos equipamentos que podem ser recuperados e usados no esforço para salvar vidas”, disse Sirney Braga, presidente do CRT-RJ.
O Conselho fará contato direto com os mais de 150 mil técnicos cadastrados para catalogar os profissionais dispostos a trabalhar voluntariamente no projeto, que ganhou o nome de Técnicos Industriais em Ação. O foco inicial será em profissionais das áreas de eletrônica, eletromecânica, mecânica, automação industrial, eletrotécnica e refrigeração. Também serão contatadas empresas e escolas dispostas a colaborar no esforço de combate ao vírus. O objetivo é abranger todas as regiões do estado.
Além dos ventiladores pulmonares, o esforço será concentrado também na recuperação de monitores multiparâmetro, camas hospitalares, bombas de infusão, sistemas de ar condicionado, geradores, entre outros. Para garantir a segurança de todos, os equipamentos serão higienizados, lacrados e levados para reparo fora do ambiente hospitalar sempre que possível. O mesmo processo de higienização das peças será realizado no momento da devolução às unidades de saúde. Para anotar as atividades técnicas no CRT-RJ, o órgão está instituindo o Termo Responsabilidade Técnica Social, isento de taxa.
O CRT-RJ vai emitir também um certificado de Honra ao Mérito distinguindo publicamente os profissionais e demais apoiadores que aderirem ao programa pelos serviços relevantes prestados à sociedade.