Técnico em Portos: Como é o curso?
Com o crescimento da demanda no setor portuário brasileiro e a exploração do Pré-Sal, houve um aumento na procura por profissionais qualificados para as funções inerentes ao trabalho nos portos. Para capacitar os trabalhadores da área, surgiram os cursos técnicos em Portos ou técnicos Portuários.
O curso Técnico em Portos tem curta duração (entre um e dois anos e meio) e prepara o estudante para atuar na operação portuária em diversos âmbitos. A modalidade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e está no Catálogo Nacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Durante o curso, o estudante entra em contato com disciplinas diretamente ligadas ao trabalho nos portos. Entre os conteúdos, estão Legislação, Portos e Hidrovias, Operações Portuárias, Manutenção de Equipamentos Portuários, Embarcações, Sinalização Náutica, Importação e Exportação e Agenciamento de Embarcações.
As instituições que oferecem o curso de Técnico em Portos precisam estar equipadas com material informatizado semelhante ao utilizado nas operações portuárias, laboratórios didáticos que simulam a prática cotidiana, além do acervo teórico.
Fonte: Brasil/escola