Técnico em Eletrotécnica é profissão versátil para a indústria 4.0
O consumo de energia elétrica no Brasil deve crescer cerca de 2,2% ao ano, de acordo com projeções do Grupo BP e da Câmara Brasileira de Comercialização de Energia. Mas em 2020, a redução das atividades econômicas por conta da pandemia provocou retração no consumo. A ONS (Operador do Sistema Nacional Elétrico) registrou acumulado negativo de 2% nos últimos 12 meses (julho/2019 a junho/2020), comparado com o mesmo período do ano anterior.
Mais do que um insumo essencial para o cotidiano, a energia elétrica ainda é a fonte mais utilizada no setor industrial – segundo a Firjan, pode representar mais de 40% do custo de produção. A eficiência em torno das matrizes energéticas já é uma das demandas mais importantes para a atividade das indústrias e, apoiada pela tecnologia, transforma o mercado de trabalho. “A eletrotécnica é fortemente relacionada com o novo mundo do trabalho. Estamos falando de fontes de energia, eficiência energética, processos de manufatura integrada. Precisamos de profissionais para fazer essa gestão, atualizando as operações e sistemas da indústria, viabilizando a troca dos equipamentos antigos e planejando sistemas de geração de energia”, conta Leandro Romero, professor do curso de Técnico em Eletrotécnica do Sistema Fiep, no Senai de Campo Mourão.
A demanda por técnicos na área deve crescer rapidamente nos próximos anos. O Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Senai nacional, estima que será preciso qualificar 272.334 técnicos no setor de energia. Apesar das tantas oportunidades à vista, a escolha por educação profissional está nos planos de apenas 11,1% dos estudantes, segundo a CNI.
Base tecnológica
“A eletrotécnica dará suporte à indústria 4.0. Muitos alunos imaginam que a evolução tecnológica está relacionada com o desemprego, mas na realidade ela está ligada à formação profissional”, destaca Leandro que cita algumas dessas possibilidades de atuação do técnico: “Serviços de consultoria, execução e inspeção de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, manutenção e fabricação de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos ou na área de energia”, diz.
Fonte: IND 40 Indústria 4.0