Região Sul abriga grande mercado para Técnico em Processamento de Madeira
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lages e Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, são umas das poucas instituições de ensino que oferecem o técnico em processamento de madeira no Brasil. Empresários e gestores do ramo da região afirmam que o foco, nesse primeiro momento, é na indústria. O profissional formado estará capacitado para coordenar e executar processos de transformação da madeira conforme o tipo de produto, seguindo normas técnicas ambientais, de qualidade, saúde e segurança.
A demanda levantada no ano passado pelo Sindimadeira é a mesma de outras regiões de Santa Catarina. Para atender esse público específico, 16 empresas, a unidade do Senai em Lages e de outras partes do estado formaram um comitê técnico setorial para elaborar a ementa e conteúdo programático do curso.
O engenheiro mecânico Gilberto Ortiz, da Blue Florest, foi um dos integrantes da equipe. Atuante no setor há dez anos, ele reforça que a mão de obra especializada está cada vez mais escassa e necessária. “O homem para fazer o trabalho braçal vai deixar de existir. Os novos profissionais terão que exercer atividades que demandam pensamento inovador, criativo e utilizem as novas tecnologias”.
Fonte: Portal Revista Visão