Redes de comunicação industrial: Você sabe o que são?
O processo de automação industrial e as transformações criadas pela Indústria 4.0 desenvolveram um novo cenário industrial. Por meio das mudanças e pela interligação entre as máquinas inteligentes, a internet e o compartilhamento de dados, é possível transformar o ciclo de produção. As redes de comunicação industrial desenvolvidas muito antes do advento da Indústria 4.0 possibilitam a troca de informações valiosas para o processo produtivo.
Conceito de redes de comunicação industrial
Como o próprio termo aponta, as redes de comunicação industrial consistem em protocolos de comunicação. E podem ser definidas como caminhos automáticos que possibilitam o compartilhamento de dados. No cenário da Indústria 4.0, a leitura e compartilhamento de informações é um aspecto valioso para o desenvolvimento da eficiência produtiva.
Elas são divididas em grupos como redes baseadas em Fieldbus (primeiras redes de campo como Profibus e DeviceNet), Ethernet (mais evoluída, permite que máquinas e dispositivos se conectem com mais precisão, como Profinet, EthernetIP e EtherCat), e Protocolos mais alinhados com a Indústria 4.0 (como OPC/UA e TSN).
Porém existem diversos tipos, cada uma com características específicas de determinadas aplicações. Ainda há o IO-Link, protocolo de comunicação de dados aberto. Ele forma uma rede de ponto a ponto entre um componente I/O Link como sensor, medidor ou atuador E tem capacidades de comunicação, diagnose ou operação muito mais complexas que os componentes de campo tradicionais.
Por meio das tecnologias da informação e comunicação, é possível realizar a troca de dados, supervisionar e gerenciar processos. Tudo isso através de um meio físico conectado com cabos de rede específicos de cada protocolo, cabos de fibra ótica ou mesmo usando redes wireless industriais. Além de simplificar processos de uma planta industrial.
As redes de comunicação industrial são muito importantes para que as empresas consigam processar dados. Principalmente devido à imensa carga de informações que são criadas e compartilhadas a todo momento. A troca de informações ocorre, principalmente, por entre servidores, computadores, máquinas, CLPSs, atuadores e sensores.
Com a aplicação destas redes de comunicação industrial também é possível detectar possíveis falhas no painel ou dentro da máquina. Além de reduzir instalações elétricas do tamanho do painel elétrico, dentre outros benefícios.
Fonte: blog.murrelektronik