Qual o impacto da Automação nas indústrias?
Automação Industrial é o emprego de tecnologia para realização de tarefas de controle de mecanismos e funções com o objetivo de otimizar processos produtivos. Ela integra as áreas eletrônica, mecânica com a tecnologia da informação (TI) e é responsável por aumentar a produtividade e assegurar a competitividade das indústrias no mercado.
A automação, de uma forma geral, é feita por sistemas computadorizados ou mecânicos que comandam e controlam mecanismos e funções de um processo, a fim de empregar processos automáticos no mesmo. Apesar de o termo automação, nos últimos anos, se referir às máquinas e computadores que melhoram o acesso aos dados e as trocas de informações. Ele também pode ser utilizado em tarefas humanas, quando são efetuadas de formas contínuas e repetitivas.
Assim, a automação integra três diferentes áreas:
eletrônica;
mecânica;
tecnologia da informação (TI).
Para criar e programar um projeto de automação em sua operação industrial, com sistemas de controle e redes industriais, é necessário que você contrate empresas especializadas nesta área. Outra opção é contratar uma equipe composta por especialistas em engenharia de software, técnicos em automação industrial, mecatrônica e mecânica .
A Automação se torna popular em meados dos anos 50, na qual era definida como uma movimentação automática dos materiais. A partir dessa popularização, a automação se tornou presente em diversas áreas de nossas vidas. Portanto, se pararmos para refletir, perceberemos que ela está presente em smartphones, e TVs, a partir da função de despertador, no qual é programado para ser ativado em um determinado horário já pré-definido.
Em uma visão mais ampla e ainda fora do segmento industrial, observamos que sistemas de transportes, como os metrôs e os trens, ambos, necessitam da automação para que funcionem de forma esperada, promovendo mais qualidade de desempenho para os clientes.
Portanto, nota-se que esse serviço está presente nos seguintes processos:
fechamento de portas;
paradas nas estações pré-determinadas;
esperar e aguardar alguns segundos e minutos nas estações, antes de entrar em movimento novamente;
anunciar próximas paradas e estações por meio de sistemas de áudios e letreiros;
dentre outros processos.
Fonte: blog.acoplastbrasil