Plenário do CFT encerra deliberações sobre candidaturas
O Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) deferiu dez candidaturas regionais que aguardavam a apreciação de recursos interpostos junto à Comissão Eleitoral Nacional (CEN). Com as decisões tomadas durante a 14ª sessão plenária extraordinária, realizada no início desta semana, em Brasília, estão esgotados os prazos recursais do processo eleitoral que deverá eleger as novas diretorias executivas e membros dos plenários regionais e também do CFT.
No total, entre segunda-feira (4) e terça-feira (5), foram lidos e votados 54 relatos elaborados por conselheiros federais convocados para esta finalidade. Nestes dois dias foram garantidos os direitos de contestação e da defesa, inclusive com a oportunidade de manifestação oral por parte de chapas e candidaturas, impugnadas e impugnantes.
Por votos da maioria o Plenário do CFT reconheceu a validade da maior parte das decisões tomadas pela CEN. Ao todo, 44 recursos foram definitivamente rejeitados. A publicação oficial das deliberações do plenário está prevista para esta quinta-feira (7).
Sobre as eleições gerais
Na primeira eleição integrada do Sistema CFT/CRTs, 34 candidaturas disputam 27 vagas no Plenário federal. Cada unidade da federação deverá eleger um representante, conforme estabelece a legislação vigente. No âmbito dos regionais, 260 vagas de plenário estão em disputa nos 14 conselhos criados entre os anos de 2018 e 2021, além dos cargos de presidência e diretoria executiva.
A eleição será por meio do voto direto e presencial dos técnicos industriais registrados em situação de regularidade. O direito ao voto poderá ser exercido no dia 26 de abril, no horário das 9h às 19h. Os locais de votação serão divulgados até o dia 16 de abril. A listagem estará disponível nos portais oficiais de cada regional.