Palavra do Presidente: 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Existem várias versões que explicam como o 8 de Março foi escolhido para marcar o Dia Internacional da Mulher. Todas elas, no entanto, convergem para dois pontos em comum: os eventos que teriam contribuído para a criação da data ocorreram no início do século XX e tiveram como motivação principal a luta das mulheres por direitos, respeito e igualdade.
Durante muitos anos houve uma tentativa de abafar o incrível espírito contestador daquelas mulheres das décadas de 1910 e 1920. Tratou-se de tentar transformar o Dia Internacional da Mulher em mera e inofensiva celebração. Felizmente, esta tendência foi revertida nos últimos tempos. A cada ano que passa o 8M se consolida como um momento importante para reafirmar as pautas das mulheres. Entendemos que a celebração é, sim, sempre muito importante, mas a luta, substantivo feminino, é fundamental!
Em todo o mundo houve avanços importantes em direção à igualdade de gênero, mas é preciso reconhecer, sem meias palavras, que ainda há um abismo separando mulheres e homens nas sociedades do Século XXI. Um dos exemplos clássicos da desigualdade é a injustificada diferença salarial entre os sexos que identificamos em muitos segmentos no Brasil: segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgados em 4 de março de 2021 pelo IBGE, as trabalhadoras brasileiras, apesar de mais instruídas, ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais e recebem 77,7% do rendimento dos homens (*).
O CRT-RJ coloca-se ao lado das mulheres, especialmente das profissionais Técnicas, para contribuir na luta diária e sem tréguas pela igualdade de gênero em nosso País. Parabéns a todas pela tenacidade com que tem lutado por seus direitos. Viva o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher!
Para ver outros dados da pesquisa acesse IBGE NOTÍCIAS.