Palavra do Presidente: 2020, o ano da superação
O ano de 2020 se apresentou como um grande desafio para todo o mundo. No Brasil, a partir de março foram adotadas medidas duras, porém necessárias, para conter o avanço do novo coronavírus. Desde o primeiro momento determinamos que o CRT-RJ deveria seguir integralmente as recomendações das autoridades de saúde. O enorme desafio que tínhamos pela frente era fazer isso sem deixar de atender aos técnicos e às técnicas do estado do Rio de Janeiro. Em tempo recorde, mobilizamos e equipamos nossos colaboradores e conseguimos manter a frequência e a excelência do nosso atendimento. Provamos que era possível.
Desde o dia 16 de março, quando suspendemos temporariamente as atividades presenciais, até o final de novembro, foram realizados milhares de atendimentos virtuais por telefone, chat ou e-mail. Nenhum profissional precisou correr risco desnecessário de contaminação para se deslocar até nossa sede. Da mesma forma, nossos funcionários conseguiram desempenhar com louvor todas as suas funções remotamente, em casa, com segurança. Isso só foi possível porque somos um Conselho que já nasceu voltado para a inovação e a tecnologia. Desde que nossa Diretoria tomou posse, em abril de 2019, tínhamos um objetivo muito claro: construir um Conselho voltado para o futuro, atento aos desafios de um mercado de trabalho em constante movimento e pautado, sobretudo, pela ética e a transparência.
Vencido o desafio primordial de garantir atendimento aos profissionais, não nos acomodamos. Ainda no início de abril aprovamos e colocamos em prática a campanha Técnicos Industriais em Ação – Unidos Pela Vida com o objetivo de reunir técnicos voluntários para trabalhar no conserto de equipamentos hospitalares e ajudar no esforço das equipes médicas para salvar vidas!
A resposta dos profissionais foi imediata. Em pouco tempo, mais de 600 técnicos e técnicas se inscreveram em nosso site. Pessoas dispostas a sair de casa e colocar seu conhecimento, sua força de trabalho, em benefício da coletividade. Nossos voluntários atuaram em 13 hospitais, na capital e no interior. Em todos, o retorno que tivemos foi fantástico. Foram muitos os elogios ao espírito altruísta e ao profissionalismo dessas pessoas incríveis às quais não cansamos de agradecer. No balanço final da campanha, foram 382 equipamentos consertados e mais 86 respiradores enviados para reparo por meio de parcerias estabelecidas pelo CRT-RJ. Algo que ficará para sempre marcado na história de nosso Conselho.
E não paramos por aí. Colocamos em prática nosso Programa de Certificação de Integridade do Exercício Profissional. Realizamos duas cerimônias on-line nas quais as primeiras 9 empresas foram certificadas, ganhando um importante diferencial perante o mercado. Também de forma virtual demos sequência ao Programa de Educação Técnica Continuada, o EDTEC, oferecendo aos nossos técnicos webinários em áreas sensíveis do mercado de trabalho como o uso de drones e a tecnologia de energia solar fotovoltaica. Realizamos ainda uma sequência de atividades on-line para marcar a Semana do Técnico Industrial, entre 21 e 25 de setembro, que contou com a participação de centenas de pessoas conectadas por aplicativo de videoconferência.
Fora do mundo virtual, concretizamos a compra de carros para nosso setor de Fiscalização, algo fundamental para que possamos realizar plenamente nossa missão junto aos profissionais, às empresas do ramo técnico e à sociedade.
Enfrentar as mudanças decorrentes da pandemia foi um aprendizado diário, duro, exaustivo, permanente. Todos sofremos de alguma forma, mas ninguém sofreu tanto quanto aqueles que perderam seus entes queridos. Nosso respeito a essas pessoas deve se manifestar no dia a dia, de forma concreta, ao perseverarmos o máximo possível no cumprimento de todas as normas de segurança sanitária, da higiene pessoal ao distanciamento social, para que o vírus circule cada vez menos. Como sabemos, a ameaça ainda não passou. Até que chegue uma vacina segura e para todos, precisamos observar as medidas de proteção.
Tenho confiança que está próximo o dia em que voltaremos a nos encontrar, a nos abraçar e trabalhar juntos por dias melhores. Desejo boas festas a todos e todas! Vamos celebrar sim, com responsabilidade, a travessia deste 2020 tão difícil. Que venha 2021, e com ele a esperança renovada, a paz, a prosperidade e muita… muita saúde!