O que faz um profissional de Agrimensura?
Em regra geral, um profissional de agrimensura é responsável pela análise de dados geográficos e medições de terrenos. Entretanto, como já citamos, o campo de atuação é bem mais amplo.
Todo tipo de obra precisa de estudos preliminares do espaço territorial, avaliação, planejamento de ambientes físicos, implantação do projeto e a agrimensura se aplica em todas essas etapas. O profissional pode se especializar como técnico em agrimensura ou engenheiro agrimensor, onde cada nível possui suas atribuições.
Na área da agrimensura destaca-se em linhas gerais trabalhos referentes a:
medições e demarcações de áreas, levantamentos topográficos, batimétricos, geodésicos e aerofotogramétricos; sensoriamento remoto; loteamento, desmembramento e remembramento; agrimensura legal; elaboração de cartas geográficas, locações de obras de engenharia, bem como de projetar, conduzir e dirigir trabalhos, atuar como peritos em vistorias e arbitramentos relativos à agrimensura e exercer a atividade de desenhista/projetista de sua especialidade.
Atuação em grandes projetos, realização de serviços como o georreferenciamento de imóveis rurais, levantamentos hidrográficos, projeto de loteamentos, controle ambiental, planejamento de sistemas de rede elétrica e a interpretação dos dados levantados.
Para executar todas essas atividades, o profissional da agrimensura precisa ter conhecimento e expertise, lembrando que cada nível técnico ou superior possui suas atribuições particulares.
O curso de técnico em Agrimensura permite ao estudante analisar as características físicas de um território e efetuar levantamentos topográficos planialtimétricos, cálculos e desenhos topográficos e levantamentos geodésicos e documentos cartográficos. Dentre as disciplinas básicas do curso estão: Organização e Normas, Informática Aplicada a Geomática, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento, Topografia.
Fonte: Blog Cpetecnologia