Junta Interventora recebe representantes da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracuí
A Junta Interventora composta por Antenor Júnior e Gilmar Pastorio recebeu no dia 16 de fevereiro, o ex-prefeito de Angra dos Reis, José Marcos Castilho e a coordenadora da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracuí (ARQUISABRA), Marisa Francisca.
Na reunião, os interventores puderam conhecer um pouco mais sobre as Comunidades Quilombolas, no Rio de Janeiro.
A Junta Interventora considera de suma importância o fortalecimento das relações do CRT-RJ com diversos segmentos da sociedade demonstrando que o Conselho também tem um papel importante nas causas sociais.
José Castilho elogiou a recepção dos interventores e deixou um convite: “Agradecemos ao Gilmar e ao Antenor pela atenção que deram a um assunto tão importante que é a questão dos Quilombolas. Além disso, viemos convidá-los para 16ª Romaria da Terra e das Águas em território de polos tradicionais, no dia 5 de junho, em Bracuí, Angra dos Reis”, explicou o ex-prefeito.
Os quilombolas são os remanescentes de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no Brasil entre outros grupos que viviam nos chamados quilombos.
Por muito tempo os quilombolas sofreram com a discriminação e o não reconhecimento de suas cidadanias. No entanto, hoje essas comunidades possuem a sua identidade étnica juridicamente reconhecida, assim como a garantia de posse de suas terras, graças aos direitos dos quilombolas, conquistados somente no século XX.