Etapas do Processo Gráfico
Para que um arquivo criado com design e criatividade se torne tangível, ele precisa passar por algumas etapas gráficas, que dependem do tipo de material e forma de impressão.
Do simples cartão de visitas ao cartaz elaborado, é preciso adequar o processo de produção ao tipo de material. São dois processos de impressão: direto e indireto, classificados de acordo com a transferência dos elementos gráficos para o suporte (no caso papel).
- Direto: a transferência ocorre diretamente entre a matriz e o suporte. A flexografia, rotogravura e serigrafia são processos diretos.
- Indireto: a transferência ocorre via intermediários, como chapas para impressões em offset.
Desta forma, resumidamente, as etapas do processo gráfico são 3: pré-impressão; impressão; e acabamento.
Pré-Impressão
São ações realizadas após a finalização do arquivo, que antecedem a impressão do material. Tem a finalidade de verificar se os arquivos encaminhados pelo cliente atendem as condições solicitadas pela parte gráfica. Corrige falhas no arquivo para obter a melhor qualidade de impressão. Pode envolver também a gravação de fotolitos, assim como de chapas planográficas, no caso de impressão off-set, ou similares.
Impressão
É o ‘imprimir’ propriamente dito. Pode ser realizada por diversos processos (offset, rotogravura, serigrafia, flexografia, litogravura…) onde se transfere para um suporte (papel, plástico, metal…) a arte do trabalho gráfico por meio da aplicação de pigmentos de diversas naturezas (tintas, toner, verniz…).
Acabamento
Também conhecida como Pós-Impressão, essa fase de finalização do trabalho possibilita desde um simples corte final do impresso até finalizações mais complexas como dobras, relevos, vinco, verniz, etc.
As novas tecnologias tornaram essa divisão teórica diferente, encurtando o fluxo. A chamada ‘Gráfica Rápida’ ou ’Gráfica Digital’ produz impressos por meio de impressoras eletrônicas, geralmente a laser. Isto permite uma maior rapidez de produção, com qualidade similar ou superior às tecnologias mais antigas e sem quantidade mínima de material. Por exemplo: é possível fazer mil cartões de visitas em poucas horas, assim como é possível produzir 10 folders rapidamente.
Fonte: Mediatal