Equipamentos e Segurança do Trabalho para o Técnico em Manutenção de Telefonia
Técnico em Manutenção de Telefonia é o profissional que atua na oferta de serviços de instalação, manutenção, diagnóstico e soluções de avarias, para aparelhos de telefone, centrais e redes de telefonia; seguindo normas e procedimentos de seguranças, qualidade, e preservação ambiental.
Para um bom desempenho é fundamental conhecer de eletricidade, sistemas telefônicos, meios de transmissão de dados por meio de unidades de acesso, tecnologia XDSL, fibras ópticas, wireless e CATV.
Para começar é importante ter equipamentos próprios de trabalho. Um bom kit profissional de ferramentas e acessórios são fundamentais e devem conter: chaves de fenda e alicates diversos; multímetro digital ou analógico; desemcapador de terminais; testador e localizador multifuncional para cabos de rede e telefone; ferro de solda e fita isolante; utensílios para montagem e teste de cabos de redes; cabos e fios; arame ou fita de passagem “passa fios”; lanterna; parafusos e porcas diversos; entre outros.
O valor inicial de investimento fica em torno de R$ 1.500,00 e não será um desafio a aquisição dos equipamentos e acessórios, pois são encontrados em lojas de ferragens e representantes especializados e costumam ser ofertados em kits que contém a maioria das ferramentas citadas.
Outro ponto de extrema importância é a segurança no trabalho e o Técnico em Telefonia não pode medir esforços para se precaver, pois eventuais acidentes podem acarretar sérios danos à saúde. Alguns equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser itens obrigatórios, como: luvas de borracha de preferência tipo grossa, calçados com solado de borracha, viseira protetora contra centelhas e faíscas, entre outros.
Fonte: Dicas Mei