Designer contemporâneo: leveza, suavidade e personalização
Quando fala -se em estilo contemporâneo, significa simplesmente um estilo do momento presente. Então, você pode incluir o conceito de contemporâneo ao falar de outros estilos, inclusive em misturas de moderno com vintage ou clássico. Porque é essa mistura livre que faz parte do que é o contemporâneo atualmente.
Mas existem sim algumas características que valem ser ressaltadas para saber denominar de estilo contemporâneo quando você vê um projeto de interiores. Por exemplo, o contemporâneo é marcado pela leveza, suavidade e a personalização. Hoje em dia, o foco do design de interiores é oferecer aconchego, praticidade, funcionalidade e permitir que os moradores se sintam conectados com o ambiente.
Como você viu, o estilo contemporâneo não tem uma definição fechada. Ele é um conceito usado para falar de misturas que se encaixem dentro da personalização de ambientes para oferecer um visual mais limpo, com conforto e funcionalidade.
Sendo assim, as características são bem amplas, podendo conter formas geométricas em tapetes, luminárias, papel de parede e estampas de estofados ou almofadas. Também, o uso de revestimentos de móveis que sejam muito confortáveis e aconchegantes.
Tem ainda a característica da mescla de materiais usados em móveis e acessórios, como acrílico, metal, vidro, espelhos, ferro, cimento, tijolos à vista, madeira e pedras. Claro, sem esquecer do uso de muita vegetação, pois uma das mais fortes tendências contemporâneas é trazer a natureza para dentro de casa.
Existe também a característica do uso de cores sólidas contrastantes, mas usando cores neutras como base. Assim pode-se valorizar a ousadia do desenho dos móveis, abusar de cores vibrantes, tendo as neutras como plano de fundo. Tudo se destaca, mas com total equilíbrio.
Portanto, há muitas variações que se podem fazer dentro do conceito de contemporâneo. Você escolhe os estilos que mais gosta e vai montando seu ambiente aos poucos, se assim preferir. Também faz parte desse estilo você respeitar seus sentimentos, seu momento atual, afinal, está montando a sua casa, o seu refúgio. Coloque uma peça por vez, veja como fica, sem pressa.
Ou, se quiser montar um ambiente todo de uma só vez, pode selecionar suas principais referências, que tenham a ver com a sua personalidade, e contratar um designer de interiores para lhe ajudar a encontrar um lugar para tudo.
Fonte; Homify