CRT-RJ realiza reunião com Corpo de Bombeiros
A Junta Interventora representada pelo Interventor Antenor Júnior auxiliado pelos representantes da Fiscalização, Atendimento e Assessoria reuniram-se hoje, 18 de janeiro de 2022, às 15h, de forma virtual com o Cel. Rodrigo Polito, Diretor de Diversões Públicas do CBMERJ.
De acordo com o Interventor Antenor Júnior, demandas chegam ao CRT-RJ de Técnicos Industriais que não possuem reconhecimento de suas atividades dentro do CBMERJ para atuar na área de segurança contra incêndios e que não consta no formulário da instituição, a exigência de emissão de TRT-Termo de Responsabilidade Técnica e nem sequer é mencionado o Termo.
“A retomada deste assunto veio por esse motivo, porém tomamos conhecimento que uma aproximação entre o Corpo de Bombeiros e o CRT-RJ foi feita em 2019, o que resultou, na ocasião no Parecer 275 do dia 2 de outubro de 2019 feito pelo CBMERJ”, disse Antenor, acrescentando que a revisão da NT se faz urgente em benefício dos profissionais.
Antenor Júnior esclareceu que o próprio CBMERJ reconhece que sua legislação formada por Notas Técnicas-NT está desatualizada, incluindo apenas os profissionais do Sistema Confea/Creas e do CAU, pelo motivo de ter sido instituída antes da criação do Sistema CFT/CRTs .
“A reunião foi muito proveitosa e o Cel. Rodrigo se mostrou bastante interessado em fazer o melhor pelos técnicos e pela sociedade. Nós faremos uma minuta através da nossa Procuradoria provocando a revisão na NT-Nota Técnica que trata dos profissionais que atuam na área de segurança contra incêndios. Utilizaremos as Resoluções do CFT 86 e 100 que tratam de atribuições dos Técnicos Industriais e toda a legislação que respalda o pleno exercício da profissão de Técnico Industrial, disse Antenor.
O Cel. Rodrigo Polito, Diretor de Diversões Públicas do CBMERJ afirmou que assim que receber a minuta do CRT-RJ encaminhará à Comissão Permanente de Assuntos Normalisticos – CEPAN que analisará o documento.
“Nosso objetivo é trabalhar em defesa da sociedade. Para isso sugerimos ao CRT-RJ que nos provoque no sentido de fazer um documento compilado com a legislação do CFT no que concerne às atribuições de cada modalidade técnica na área de incêndios e faremos o encaminhamento para que seja feita a revisão da NT”, disse o Cel Polito.