CRT-RJ participa de Fórum de Presidentes e aprova sugestões
O Presidente do CRT-RJ Elizeu Medeiros, representando a Diretoria do CRT-RJ participou nos dias 17 e 18 de maio do Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRTs realizado na sede do CFT, em Brasília-DF. Entre os assuntos debatidos está a mudança em alguns itens da redação da Resolução 058 que define as atribuições dos Técnicos e Técnicas em Edificações, além da aprovação da ATA da 5ª Reunião Extraordinária do Fórum de Presidentes, a questão da especialização para o Sistema CFT/CRTs, definição do valor da quilometragem, regimento eleitoral e calendário.
“Essa foi a nossa primeira participação presencial no Fórum de Presidentes que é um espaço super importante onde podemos trazer os anseios dos profissionais técnicos e técnicas e colaboradores do CRT-RJ para ser avaliado pela diretoria do CFT e pelos demais presidentes de CRTs de todo o Brasil. Eu fiz uma inclusão extra pauta que foi a uniformização dos nomes dos postos de atendimento. Anteriormente, no Rio, o nome utilizado era delegacia. Agora adotaremos o nome de escritórios regionais, um padrão aprovado oficialmente durante a reunião do Fórum, que levaremos para Campos e para os próximos escritórios que vamos implantar”, disse o presidente Elizeu Medeiros, que destacou a importância deste encontro. “Essa troca de ideias contribui para uma interação maior entre o CFT e os conselhos regionais”.
O presidente do CFT Wilson Wanderlei ressaltou a importância do Fórum para discutir e alinhar ações no âmbito nacional. “O Fórum não é deliberativo, mas abre espaço entre todos os presidentes de CRTs de expor assuntos importantes e atualizações de cada conselho regional. Tivemos importantes e produtivas discussões nestes dois dias, como foi a questão da resolução dos técnicos em edificações. Algumas questões aqui debatidas nós levaremos para a plenária do CFT”.
De acordo com o Diretor de Normas e Fiscalização do CFT, Bernardino José Gomes, decisões muito importantes saíram deste Fórum. “ Eu destaco a aprimoramento do cadastro dos técnicos profissionais que atuam diretamente no sistema CFT/CRTs e também as decisões sobre as modalidades do Corpo de Bombeiros e suas atribuições profissionais”.
Técnicos mais especializados
O coordenador do Fórum, Luis Roberto Dias, presidente do CRT-01 destacou o debate sobre a especialização para técnicos nas suas respectivas áreas de atuação e também a questão da resolução dos técnicos em edificações. “Esse tema da especialização é de muito interesse dos técnicos para que possam se atualizar dentro das disciplinas que aprenderam . Outro assunto polêmico foi a resolução dos técnicos em edificações, que já está na sua quinta proposta de mudança no texto para que a redação fique bem clara para os profissionais e empresas”.
A questão da execução de obras acima de 80 metros quadrados foi um dos temas que o presidente do CRT-MG Nilson Rocha destacou: “Nós demos a sugestão de que o técnico pode executar obras acima de 80 metros quadrados desde que assinado por profissional habilitado para isso. O assunto será levado para a próxima plenária do CFT para ser discutido e votado e eu espero que a gente consiga implantar esse item que ajudará muito os técnicos em edificações”, finalizou.
O presidente do CRT-BA, Sandro Augusto Vieira afirmou que os presidentes trazem para o Fórum a realidade e a diferença de cada conselho regional. “Nestes encontros nós podemos identificar as particularidades e também as dificuldades dos técnicos para que possamos ajudá-los na valorização profissional”
O próximo Fórum será realizado em julho em Salvador na Bahia.