CRT-RJ em defesa do Piso Profissional dos Técnicos Industriais
Em reunião realizada com a Coordenadoria de Apoio ao Colegiado, no dia 9 de maio de 2022, a Comissão Temporária Extraordinária do Piso Profissional do CRT-RJ apresentou o relatório final e voto fundamentado que trata do piso salarial dos técnicos industriais do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo da Comissão foi levantar informações e apoiar o trabalho em defesa do piso salarial para os técnicos industriais regularizados no CRT-RJ. Embora a função do CRT-RJ não seja tratar de piso salarial, tendo em vista que essa questão é inerente ao SINTEC-RJ que representa a categoria, o então conselheiro regional e atualmente, presidente eleito do CRT-RJ, Gilberto Silva Palmares levantou essa questão que foi prontamente aceita pelos conselheiros.
Gilberto Palmares que foi o coordenador da Comissão, partiu do seguinte entendimento que cabe ao CRT-RJ apoiar as movimentações quanto ao piso salarial.
Durante as reuniões foram debatidos o andamento da ADIN 6.244 e PL 1748/2021 proposto pelo Deputado Wilson Santiago (PTB-PB) e que tem em apenso a PL nº 1710/2019 de autoria do Deputado Giovani Cherini (PL-RS).
De acordo com o Presidente eleito do CRT-RJ, na ocasião, coordenador da Comissão, Gilberto Palmares, “a Comissão fez um levantamento de todos os projetos de lei que tramitam sobre o piso salarial e fará junto com o CFT, o acompanhamento destes projetos”, sinalizou Palmares.
A Comissão Temporária Extraordinária do Piso Profissional do CRT-RJ foi instituída a partir da deliberação nº 41 aprovada na plenária ordinária de 13 de dezembro de 2021, realizada na sede do CRT- RJ e contou com os seguintes conselheiros na sua composição: Gilberto Silva Palmares, coordenador, Rodrigo de Souza Fernandez Rodriguez, Hélio Cesar de Azevedo Santos, Aylson Antonio de Freitas e Luiz Antonio Soares da Rocha.
A Comissão trabalhou em cima de dois aspectos: primeiro o apoio à manutenção da Lei Estadual que trata dos pisos salariais, que inclui os técnicos industriais e em segundo, em buscar informações e acompanhar os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que tratam de piso salarial para os técnicos industriais. Foram realizadas seis reuniões.
Ações da Comissão:
Entre as ações realizadas pela Comissão está a entrega ao presidente da Assembleia do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, deputado André Ceciliano, um documento contendo abaixo assinado com 442 assinaturas de técnicos industriais e demandas para propor a criação de piso salarial do Estado do Rio de Janeiro dos Técnicos Industriais. Apesar de não existir Lei Federal que determine o valor do piso salarial, a Comissão verificou existir a Lei Estadual nº 7.898/2018 que contempla os profissionais técnicos industriais
PL1710/2019- VOTE
Votem no PL 1710/2019 que trata Piso Salarial dos Técnicos Industriais e Agrícolas.
O PL está em consulta pública na Câmara dos Deputados.
Votem Concordo Totalmente
Segue link para votação
👇👇👇👇👇
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2195213