CRT-RJ adotará regime de trabalho semipresencial na Sede e no Escritório de Campos dos Goytacazes
O CRT-RJ publicou, na sexta-feira, dia 14 de maio, as Portarias 41/2021 e 42/2021 que tem como objetivo “adotar medidas administrativas no âmbito do CRT-RJ para o retorno do trabalho semipresencial nas dependências do Órgão” tanto na sede, no Centro do Rio, quanto no Escritório Regional de Campos dos Goytacazes. De acordo com o texto, a Autarquia passará a funcionar preferencialmente em regime de trabalho semipresencial a partir desta terça-feira, dia 18 de maio, mediante adoção de “controle severo em defesa da saúde dos funcionários, colaboradores, profissionais e de todos que se relacionem com o Conselho de modo presencial”.
O atendimento presencial será retomado no Escritório Regional de Campos dos Goytacazes exclusivamente mediante agendamento prévio pelo telefone (22) 3704-1645. Os técnicos em busca de atendimento deverão manter o uso de máscaras faciais de proteção, bem como respeitar o distanciamento social no ambiente.
Entre as medidas que deverão ser observadas com rigor estão: uso obrigatório e adequado de máscara facial de proteção respiratória, disponibilização de álcool 70% em todos os setores e distanciamento de dois metros entre os funcionários sendo, quando necessário, adotada adequação do layout das estações de trabalho.
Da mesma forma, os colaboradores do CRT-RJ que trabalharão em regime presencial deverão relatar imediatamente à chefia caso venham a “apresentar febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar, perda de paladar, perda de olfato, coriza e outros)”.
O CRT-RJ se compromete ainda a realizar “todas as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde — OMS, inclusive com a sanitização das suas dependências” semanalmente. O acesso ao ambiente de trabalho também será controlado sendo permitido apenas após a aferição da temperatura corporal de cada um. Da mesma forma, todos os colaboradores do Conselho serão testados para Covid-19 pelo menos uma vez por mês.
A jornada de trabalho presencial será de 6 horas por dia e cada setor estabelecerá regime de escala de seus funcionários no sentido de garantir que haja sempre alguém responsável pelas atividades no ambiente de trabalho. Nos dias em que não estiverem na escala presencial os funcionários deverão cumprir carga horária de 8 horas diárias em regime de home office.
As portarias destacam ainda que “os funcionários enquadrados nas condições ou fatores de riscos” deverão, obrigatoriamente, permanecer em situação de trabalho remoto.
Confira aqui a íntegra das duas portarias: