Conheça o processo de extração da madeira para uso em pisos e revestimentos
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Por ser um material com diversas padronagens de tonalidades e texturas, é muito versátil e comumente utilizado na arquitetura de interiores.
A utilização desta matéria prima na indústria de pisos e na fabricação de painéisque culminarão em móveis sob medida em marcenarias são duas das opções mais selecionadas pelos arquitetos, no entanto, pouco se fala sobre o processo de produção do material utilizado, além de ser de suma importância optar por empresas que seguem um ciclo sustentável.
CICLO DE EXTRAÇÃO DA MADEIRA
Após a árvore atingir o seu estado de maturidade é feita sua colheita, e logo depois de as toras serem cortadas em tamanhos padronizados, e delas serem extraídos os galhos, é feito o transporte até a fábrica de pisos, painéis MDP e MDF e revestimentos.
O processo de produção das placas, propriamente dito, começa com as toras sendo descascadas em um tambor descascador, onde elas se chocam até que as cascas soltem-se naturalmente. A próxima etapa é a de picagem e produção dos cavacos (pequenos pedaços de madeira que podem ter tamanhos variáveis entre 5 a 50mm). Através de uma grande peneira é feita a seleção dos cavacos que serão utilizados na produção, cuja dimensão é determinante já que cada tipo de produto requer tamanhos diferentes.
Nem os cavacos não selecionados e nem as cascas são desperdiçadas: eles se tornam biomassa que auxilia o processo de queima das peças. Já os cavacos selecionados são cozidos em uma máquina específica, e em outro equipamento são desfibrados, ou seja, transforma-se em fibras e recebem uma resina sintética antes de serem secas com ar quente para obterem a umidade exata necessária. A partir daí, a matéria-prima está pronta para ser transformada em piso ou painéis.
CICLO DE PRODUÇÃO DA DURATEX
Dessa maneira, o ciclo de produção da Duratex segue seis passos, todos alicerçados com o objetivo de manter suas características sustentáveis (com certificação OHSAS 18001 para o sistema de saúde e segurança), bem como o de gerar valor para a sociedade.
Fonte: Archdaily