Como trabalha o Técnico em Processamento de Dados
Hoje em dia quase todo tipo de empresa utiliza sistemas computacionais em suas atividades. Indústrias, comércios, bancos, instituições de saúde, escolas e também o poder público (prefeituras, secretarias estaduais, etc.) se beneficiam destes sistemas para agilizar o atendimento ao cliente, tomar decisões, controlar a fabricação de produtos e muito mais.
O especialista em Processamento de Dados é um profissional capaz de atuar nas diferentes etapas do desenvolvimento de software, criação de aplicativos ou sistemas para web. Além dos conhecimentos em informática e tecnologia, este profissional deve compreender alguns aspectos organizacionais para identificar as necessidades de seus clientes e propor soluções tecnológicas.
O objetivo do curso de Processamento de Dados é formar tecnólogos capazes de desenvolver e implantar sistemas computacionais de informação. Para isto, a grade curricular do curso combina disciplinas que abordam hardware, software e aspectos organizacionais, permitindo ao aluno alinhar o uso da tecnologia com as metas que determinada empresa deseja alcançar.
Durante o curso o estudante aprende sobre:
Concepção, implementação, projeto, manutenção e suporte de sistemas, e tecnologias de transmissão e processamento de dados.
Linguagens de programação.
Técnicas de projeto e desenvolvimento de software.
Metodologias de construção de projetos.
Ferramentas de modelagem de dados.
O profissional formado em Processamento de Dados atua na parametrização e manutenção de sistemas. Ele é capaz de projetar e desenvolver sistemas e aplicativos para computadores, web e dispositivos móveis, preocupando-se com a qualidade, eficiência, usabilidade e segurança dos sistemas criados.
Algumas instituições de ensino exigem que os alunos realizem um estágio supervisionado na área ao final da graduação, enquanto outras optam pela elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Outros Nomes
O curso de tecnologia em Processamento de Dados pode assumir outras nomenclaturas. A mais comum é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no entanto, outros nomes também são utilizados para se referir à mesma graduação. Alguns exemplos são:
Análise de Sistemas de Informação
Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Desenvolvimento de Software
Gestão em Sistemas de Informação
Sistemas de Software
Sistemas de Informações Gerenciais
Informática: Processamento de Dados e Desenvolvimento de Software
O que se estuda no curso de Processamento de Dados
A matriz curricular do curso de Processamento de Dados pode variar conforme a instituição de ensino. De modo geral, encontramos as seguintes disciplinas:
Análise Estruturada de Sistemas
Análise Orientada a Objetos
Arquitetura de Computadores
Construção de Algoritmos
Desenvolvimento de Software Seguro
Engenharia de Software e Gerência de Projeto
Estrutura de Dados
Fundamentos de Redes de Computadores
Linguagem de Programação Comercial
Linguagem para Organização e Transferência de Dados para a Web
Matemática
Organização de Computadores
Probabilidade e Estatística
Programação e Design para Web
Programação em Banco de Dados
Programação Estruturada
Programação Linear
Programação Orientada a Objetos
Qualidade de Software
Sistemas de Banco de Dados
Sistemas de Informação
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Teoria Geral de Sistemas
Mercado de trabalho
Existe uma carência de profissionais especializados na área de Tecnologia da Informação (TI) como um todo. Isto se deve, em parte, pelo fato de empresas de todos os tipos dependerem de sistemas informatizados para desenvolver suas atividades e rotinas administrativas.
O especialista em Processamento de Dados é um destes profissionais que está em falta no mercado de trabalho e pode atuar em áreas como:
Especificação e configuração de sistemas computacionais.
Implantação, manutenção e parametrização de sistemas e programas.
Desenvolvimento de sistemas para a web.
Consultoria na área de sistemas de informação.
Gerência de projetos na área de desenvolvimento de sistemas.
O tecnólogo em Processamento de Dados encontra oportunidades de trabalho em empresas de diferentes portes e setores da economia. Pode também atuar como autônomo ou prestar concurso público.
Fonte: Guia de Carreiras