Como se tornar um técnico em processos fonográficos
Quem gosta de trabalhar com música não necessariamente está com instrumentos na mão e em um palco. Há diversas opções e oportunidades no ramo, como por exemplo se tornar um técnico em processos fonográficos, e explorar a música dos bastidores.
O curso é oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fazendo parte de uma gama ampla de oportunidades de estudo e, futuramente, emprego. É este o objetivo do programa, qualificar e oferecer para o maior número de brasileiros a oportunidade de entrar com o pé direito no mercado de trabalho.
Sobre o curso técnico em processos fonográficos
Sonorização, gravação, edição, masterização e operação de som. É por tudo isto que passa o trabalho do técnico em processos fonográficos. Ele também utiliza tecnologias para gravação de CDs e DVDs com qualidade e melhor aproveitamento de som. Este técnico pode ainda atuar com a edição de vinhetas e obras musicais, além de trilhas e efeitos sonoros especiais.
Nas 800 horas de formação, este futuro técnico aprende sobre a prática de estúdio, gravação e áudio, percepção musical, sonorização, masterização e mixagem, equalização e também edição e finalização de sons. Quando formando, poderá trabalhar com produtoras de TV, filmes e jogos, em estúdios e eventos e restaurantes.
Onde fazer o curso técnico em processos fonográficos
Não é só o amor pela música que faz o curso de processos fonográficos existir. É também o amor pela educação e, principalmente, pelo sonho de que esteja ao alcance de todos. Para buscar isto o Pronatec tem diversos parceiros, como a Universidade Estácio de Sá, por exemplo, que é uma das instituições que oferecem a formação.
Fonte: Pronatec