Como se tornar um técnico em edificações?
O caminho para atuar nessa área é fazer o curso de técnico em edificações. Para se matricular, o estudante deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio e ter 16 anos ou mais. Técnico em edificações é um curso de nível médio.
O curso de técnico em edificações dura em média dois anos, com uma carga horária de cerca de 1.200 horas, entre aulas teóricas e práticas.
Veja algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular:
Introdução à Construção Civil
Informática Aplicada
Desenho Técnico
Desenho de Construção Civil
Práticas de Construção Civil
Topografia
Resistência dos Materiais
Impactos Ambientais
Mecânica dos Solos e Fundações
Sistemas Estruturais
Gestão da Qualidade
Higiene e Segurança do Trabalho
Ao final do curso, o aluno passa por estágios supervisionados em escritórios de engenharia, arquitetura e projetos, bem como em canteiros de obras.
Uma vez formado, o profissional deve filiar-se ao Conselho Regional dos Técnicos Industriais ( CRT) de seu estado, requisito obrigatório para o exercício da profissão de técnico em edificações em todo o Brasil. Para a filiação não é necessário fazer nenhuma prova. Basta levar os documentos solicitados e, claro, o seu diploma do curso técnico. Importante: para que tenha validade, o diploma deve ter sido emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério a Educação (MEC).
Onde fazer o curso de Técnico em Edificações?
No Brasil, o curso de Técnico em Edificações pode ser encontrado em instituições de ensino particulares, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ou em instituições públicas, com boa oferta em várias regiões do país. Em todos os casos, a instituição deve ser credenciada pelo MEC para que diploma seja válido.
Fonte: Guia de Carreira