Como fazer uma maquete?
1- Prepare a base da maquete:
A base da maquete é a parte de sustentação de todo o conteúdo que será introduzido posteriormente, o que aumenta a necessidade de um material mais firme e resistente para evitar que problemas apareçam após a finalização do trabalho. Porém, outro fator que deve ser considerado é a sua pretensão de adicionar rios, mares e montanhas na representação, pois a base deve ser montada já com os desníveis necessários. Confira mais dicas abaixo:
- Você pode utilizar MDF como o material da base, pois fornece firmeza e resistência.
- Escolhido o material da base, é hora de fazer a montagem. Delimite o tamanho da área da sua maquete e recorte.
- É importante realizar um esboço numa folha de papel A4 ou A3, para que você possa ter uma visão melhor do formato que a sua maquete terá, seja ela quadrada, triangular ou uma forma totalmente única.
- Projete a altura que você deseja que a maquete tenha. Muitos modelistas acreditam que o ideal é que a maquete esteja na altura do peito, enquanto outros montam as miniaturas cerca de um metro do chão.
- Faça o tablado com madeira, recortando pedaços e juntando, formando quadrados para deixá-los fixos e resistentes para aguentar a maquete.
- Coloque os pés na parte debaixo do tablado, formando uma mesa quadriculada com o mesmo formato da sua base.
- Adicione a sua base de MDF em cima do tablado pronto para iniciar a maquete.
2- Comece delimitando solo, gramado, rio ou lago
Feita a base, precisamos projetar corretamente como será o solo da sua miniatura. Marque à caneta em que pontos serão adicionadas texturas e quais serão elas. Por exemplo, se haverá gramado num canto X, delimite a área onde esse solo será colocado para não se perder na adição das outras áreas.
Marque também onde serão adicionadas as modificações de solo, como rios, lagos, montanhas, rochas e outros desníveis. É importante ter as marcações corretas para que você possa visualizar a montagem da maquete sem se perder, isso ajuda a realizar um trabalho perfeito e ter um resultado satisfatório.
Comece a montar os desníveis do solo para que a miniatura fique de acordo com a paisagem que você deseja demonstrar. Você pode fazer essas irregularidades adicionando novas placas de MDF no solo e recortando as partes onde há os buracos e modificações. Outros materiais que também são utilizados para essas partes são o papelão e o isopor.
A partir desse momento, sua maquete começa a tomar forma e já necessita do início da texturização do solo. Porém, antes de adicionar o visual, é necessário saber onde ficarão os objetos da sua miniatura para que a pintura finalize com perfeição.
3- Se atente aos prédios, casas e construções da sua maquete
Com a base criada, podemos esquecê-la por um período e focar nas construções. É importante montar corretamente tudo o que será adicionado posteriormente na maquete para que a base fique perfeita.
- Comece observando a área escolhida para a base, para que suas construções fiquem em um tamanho proporcional e caibam no que foi feito anteriormente.
- Inicie a montagem pelas construções maiores, a fim de deixar tudo proporcional e adequado na miniatura.
- Para fazer as construções, você pode utilizar o mesmo material da base, MDF, devido as mesmas condições que o tornam funcional para a etapa anterior. Porém, os mais utilizados são o isopor, palitos de picolé e caixa de papelão
- Utilize modelos visuais como exemplos para que você monte a construção. Pode ser uma fotografia de um prédio ou casa. É importante que esses padrões mostrem toda a área da construção, englobando o espaço de fora também, principalmente se tiver objetos importantes, como, por exemplo, piscinas.
- Ao concluir a estrutura, observe se o telhado irá se encaixar de acordo com o modelo, para que a construção não fique desproporcional ou com falhas muito aparentes.
- A pintura pode ser feita com tinta guache ou acrílica para artesanato, além de ser totalmente aceitável a inserção de texturas, que podem ser feitas com tipos diferentes de materiais, como, por exemplo, o papel crepom.
- Se atente aos lados corretos das ruas da paisagem que você fez, para que nenhuma das casas, prédios ou outros tipos de construções fiquem viradas para o lado contrário ao que você deseja.
- Outra forma mais efetiva de realizar a adição dessas construções é adquirir as miniaturas confeccionadas por empresas especializadas para o ferreomodelismo. A Lima Hobbies possui uma categoria especial para isso, a fim de ajudar você a ter o resultado mais perfeito possível.
4- Árvores, plantas, flores e cercas
Esse é um dos momentos mais importantes da montagem, pois a plantação e vegetação da miniatura são os fatores que dão mais vida e cor ao projeto. Por isso, é importante dar uma atenção especial a essa parte e ser minucioso com cada detalhe.
A Lima Hobbies possui uma grande variedade de árvores e plantas para deixar a sua maquete mais viva e colorida. Além disso, as miniaturas são feitas de acordo com espécies reais de plantação, o que confere uma realidade ainda maior ao seu projeto. Veja aqui alguns dos nossos produtos.
Aconselhamos que você invista nessa parte, pois a fabricação caseira dessas miniaturas não condiz com a maquete ferreomodelista, ficando muito desproporcional e não entregando um resultado satisfatório para o projeto. Por isso, é interessante realizar uma boa escolha das áreas verdes e realizar a compra de miniaturas que favoreçam o realismo e perfeição da maquete.
5- Faça a água parecer real
A Lima Hobbies oferece produtos que ajudam você a entregar cada vez mais realidade para a sua maquete. Temos a água artificial para maquetes, que é perfeita para fazer caminhos molhados, poças, lagoas e cursos de água, mas não é recomendado para águas profundas.
Para fazer mares e lagos fundos, recomendamos o Gel de Água 2K, pois rende muito mais e passa a sensação de profundidade.
- Para fazer a água parecer real, você precisa realizar a pintura do fundo antes de aplicar o gel, obedecendo corretamente as pequenas variações que há dentro de um lago, rio ou mar.
- Se atente aos detalhes, caso haja pedregulhos que devem ficar para fora da água.
- Adicione a cor da terra nas bordas, para que o local fique mais realista.
- Coloque peixes, algas ou qualquer tipo de vida marinha dentro da água, caso seja conveniente, pois isso aparenta mais verdade para a miniatura.
- Adicione objetos boiando em cima do gel, realçando o fator reflexivo do produto e encantando ainda mais o olhar das pessoas.
6- Como representar pessoas, animais, veículos e objetos
Estamos chegando na etapa final da maquete. É nessa parte que o cotidiano é adicionado à sua miniatura, deixando o projeto muito mais consistente, bonito e atraente.
Geralmente, as pessoas, animais, veículos e objetos que podem constar na sua cena não são feitos pelos maquetistas, mas sim por empresas especializadas nisso. Portanto, os bonecos pertencentes a uma maquete são feitos industrialmente e adicionados ao fim do processo produtivo do projeto.
A Lima Hobbies tem uma categoria específica para pessoas, animais veículos e objetos, trazendo várias ferramentas detalhadas para realçar ainda mais o profissionalismo da sua maquete.
- Para passar realismo e vida, é necessário que você adicione os objetos e pessoas realizando interações, como dirigir, conversar ou arrumando algo dentro de casa.
- A maquete deve transpassar o cotidiano dessas pessoas, trazendo agitação, emoção e ação aos indivíduos adicionados na miniatura.
- Não esqueça de adicionar uma alta interatividade da população com as ferrovias, pois é aí que está o foco da sua maquete. Adicione vendedores de bilheteria, pessoas esperando os trens dentro das paradas e toda a movimentação que ocorre no cotidiano de uma estação.
7- Acabamentos da maquete
Adicione tudo dentro da base de forma detalhadamente calculada para que fique perfeito. Coloque as texturas da base, como o gramado e a água, para esconder traços de cola ou materiais utilizados para fixar os objetos e construções da base. Veja as texturas especiais que temos.
Adicione eletricidade, caso queira, colocando toda a parte de fios dentro da base e adicionando luzes ou sistemas de irrigação dentro das construções e luminárias que você colocou na sua miniatura.
Se desejar, englobe sua maquete com uma cúpula de vidro ou plástico, a fim de evitar que outras pessoas coloquem a mão e, acidentalmente, estraguem o projeto.
Fonte: limahobbies.