AS REDES DE COMPUTADORES EM MEIO Á PANDEMIA
A pandemia chegou para alterar toda rotina pessoal e profissional das pessoas. Não à toa, em tempos de pós-pandemia, se fala muito em um “novo normal”. Para as empresas, e especificamente suas redes de computadores, isso é realmente um fato.
Para se ter noção, de acordo com dados da consultoria IDC, a venda de computadores cresceu 16% no primeiro trimestre de 2020.
Home-office, coworking, novas necessidades digitais… Essas são algumas das características corporativas dos novos tempos.
E nesse cenário, muitas empresas se viram obrigadas a mudar. Por isso, o mercado respondeu com uma ampliação e modernização de suas redes de computadores.
Porém, a dúvida é:
De que forma isso aconteceu?
E ainda mais importante: por que isso é importante para quem busca estudar temas relacionados à Informática, como Redes de Computadores?
As mudanças
Um tema pouco comentado, mas bastante relevante no cenário corporativo, é a mudança de panorama das suas Redes de Computadores. Você já parou para pensar nisso? Com a necessidade do home-office, as empresas precisaram remodelar o seu “modus operandi”. Isto é, em vez de centralizar a produção no escritório, as empresas agora precisam gerenciar as execuções de forma descentralizada e, em muitos casos, isoladas.
Cada funcionário em sua casa, comunicando-se via aplicativos, acessando os dados da empresa de forma remota. Sem aquela “sincronia” usual do escritório.
Tudo isso levantou muito alertas.
Entre os principais, estão a segurança dos dados. Afinal, as redes domésticas são seguras o bastante? Uma coisa é assegurar sua rede corporativa, outra é ter que lidar com acessos remotos de vários locais diferentes — com diferentes brechas.
Para resolver esses problemas, cabe aos profissionais de Redes de Computadores agirem.
Além disso, com redes locais, a conectividade era totalmente diferente de agora.
Não é por menos que, para proteger suas redes compartilhadas, as empresas estão adotando soluções como VPN — uma rede privada virtual.
Assim, as empresas garantem que as atividades digitais dos colaboradores (que antes podiam ser mais controlados) não crie fissuras na cibersegurança do ambiente.
Outro ponto importante é a forma que as novas atividades demandas dos servidores da empresa.
Uma comunicação totalmente digital, com videoconferências e intenso convívio virtual, ocasiona um boom na troca de dados.
Em muitos casos, é preciso rever os próprios pacotes de serviços (seja de infraestrutura ou plataforma), adequando-se ao “novo normal”.
É nessas brechas e novas necessidades que um profissional se destaca: o especialista em Redes de Computadores.
Redes de Computadores: sua hora de crescer profissionalmente
Imagine uma empresa diante de tantos desafios, mas que precisa se manter conectado com seus colaboradores e parceiros independente do cenário? É o caso da maioria hoje em dia.
Você, como profissional técnico ou graduado em Redes de Computadores, é a solução para que a empresa ultrapasse tais obstáculos.
O profissional de Redes de Computadores atua diretamente, operacional e estrategicamente, na implementação e manutenção das redes corporativas.
Isso significa ser decisivo no potencial produtivo, na comunicação e na segurança dos dados da empresa.
Um especialista ponta a ponta, uma necessidade das empresas de hoje.
Mas, talvez você se pergunte, o que exatamente um profissional de Redes de Computadores faz?
“Ele projeta e analisa conceitos ligados às transmissões de dados, redes de computadores, TI, telecomunicações, conectividade e na estruturação de soluções lógicas para resolução de problemas e gerenciamento de projetos (lógicos e físicos), a fim de empregá-las em estruturas de redes locais e à distância.”
Portanto, é alguém extremamente ligado aos aspectos mais estratégicos da empresa.
Se ela for da indústria, é quem garante comunicação plena entre os setores e o mundo externo. Já se for uma empresa digital, como uma instituição financeira, é ele quem garante a estabilidade para suas operações diárias, bem como promove melhorias contínuas.
E aí, concorda que é a hora do profissional de Redes de Computadores?
Fonte: Blog do Alcides Maya