As Profissões Técnicas mais requisitadas para trabalhar na área de mineração
O mercado de mineração é rico em área de atuação profissional, isso significa que ele emprega diversos perfis profissionais de diferentes áreas e níveis de conhecimento.
Existe uma certa demanda no mercado e com isso, algumas profissões se destacam por sua procura.
Técnico em Preditiva- A manutenção preditiva abrange todos os processos de mineração. Esse profissional é quem orienta e executa a manutenção preditiva de equipamento de mina, além de fornecer suporte técnico as equipes de manutenção. Para a atuação é necessário que possua curso técnico em mecânica, mecatrônica ou eletromecânica.
Técnico de Mineração- Necessário a formação técnica em mineração, esse necessário atua juntamente ao engenheiro de minas. Junto as suas funções, está o suporte técnico a equipe e a avaliação dos processos e metodologias com intuito de melhorias e resultados no minério.
Técnico em Segurança do Trabalho- Visa a diminuição dos acidentes de trabalho, e a promoção de saúde, visando o bem-estar do trabalhador, para um rendimento produtivo, satisfatório para empresa e pro funcionário. A atuação do técnico em segurança do trabalho ocorre em todos os setores da produção, e é de extrema importância. A formação necessária para esse trabalho é o curso técnico em segurança do trabalho.
Técnico em Geologia – O geólogo é umas das peças mais importantes para a mineração, ele planeja e realiza todas as etapas de pesquisa. Ele pode atuar na exploração, na geologia de mina no controle de direitos minerários entre outras áreas. É necessário graduação
Maquinista – Para o trabalho de maquinista o principal requisito é a conclusão do ensino médio. Empresas grandes como por exemplo a Vale, dão a oportunidade de se especializar na própria empresa.
Soldador- Confecciona e repara peças importantes para o processo de mineração, além de propor e realizar melhorias nos equipamentos utilizado para extração e pra todo o processo de mineração, de forma geral. Para atuação na área é necessário apenas um curso básico (qualificação ou industrial).
Operador de Ferrovia- Responsáveis pelo cuidado dos trens, desde os problemas mecânicos até a organização desses veículos quando não estão em uso. Para atuar nessa função não é necessário nenhum curso superior, apenas a conclusão do ensino médio. Geralmente as empresas oferecem especialização para essa área, experiência é um diferencial.
Fonte: O Petróleo