IMPRESSÃO OFFSET: CONHEÇA SUA OPERAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E QUANDO UTILIZAR
Caminham próximos ao OFFSET os processos de impressão digital e o através de rotativa. Ambos têm restrições e se diferenciam na tiragem e custo por quantidade. A digital é utilizada para pequenas tiragens (até 200 unidades coloridas, na média) e a rotativa para grandes (idealmente acima de 45 mil unidades por hora). O custo unitário da digital pode ser maior e o da rotativa é pouco menor do que a OFFSET.
Essas inovações ocorrem sistematicamente com todos os insumos envolvidos no serviço e à sua matriz. Exemplos comuns que chegam à Grafitto no seu dia-a-dia é a dúvida sobre papéis disponíveis no mercado brasileiro, cores especiais e variações, acabamentos diferenciados, formatos econômicos de impressão, capacidade e tempo de produção (prazo de entrega) e especificações de artes digitais para impressão OFFSET.
O ponto de partida para tirar melhor proveito é o profissional responsável pela produção gráfica, se possível, realizar uma visita técnica e verificar como funciona passo a passo a operação no sistema OFFSET, que se inicia na pré-impressão a se encerra no acabamento, sempre seguindo fluxograma envolvendo controles operacionais informatizados para garantir prazos, qualidade e risco zero de prejuízo, por exemplo, de uma reimpressão de todo o material.
Na impressão OFFSET é possível imprimir 15 mil unidades por hora em 4/4 cores ou o dobro em 4/4+4/4 cores, nas chamadas impressoras de 8 cores geminadas, que também podem imprimir 4/4 cores e mais 1, 2 ou 3 cores especiais em uma só etapa (passada). A principal vantagem desse processo é o de encurtar o prazo de entrega e assegurar a mesma definição das cores do impresso, evitando e redefinição e testes das cores no papel impresso com a mudança da impressora.
A indústria líder no mercado mundial de equipamentos OFFSET é a Heidelberg, com sede industrial na cidade do mesmo nome na Alemanha. Mantém estrutura de suporte em peças e serviços a partir de São Paulo (SP), que atende todo o território nacional com técnicos brasileiros treinados na Alemanha. A Grafitto tem todos os equipamentos do seu parque industrial na marca Heidelberg, que inclui duas impressoras de 4/4+4/4 cores, duas de 4 cores e uma de uma cor, além de sistemas de CTP (Computer to Plate) e de impressão também da marca alemã.
Fonte: Grafito Gráfica