Como encontrar um estágio técnico em automação industrial eletrônica?
Tudo o que um formando deseja é encontrar uma oportunidade de enfrentar os desafios da profissão na prática. Afinal, nada substitui a experiência que só se conquista no dia a dia de trabalho.
Considerando o mercado aquecido da automação industrial, há quem consiga um estágio mesmo antes de terminar o curso técnico ou a graduação.
E não é de espantar que as escolas e faculdades do ramo estejam estrategicamente localizadas nas regiões de maior busca por profissionais do setor, o que faz com que as empresas busquem estagiários no próprio cadastro de alunos destas instituições.
Há vagas de trainee em empresas de grande porte que podem alavancar seu currículo. Vale ficar atento e acompanhar sites e redes sociais daquelas organizações do seu interesse para não perder as inscrições para os processos seletivos.
Pequenas empresas, grandes oportunidades…
Se nenhuma das opções anteriores for o seu caso, a saída é começar a trabalhar em empresas de pequeno porte. O diferencial deste tipo de estágio é que uma empresa pequena, por incrível que pareça, permite que se adquira amplos conhecimentos de mercado.
Isto acontece porque o número reduzido de profissionais faz com que as atividades se realizem com maior envolvimento de todos e menor ‘engessamento’ de equipes.
Nas empresas pequenas, o estagiário em automação industrial normalmente adquire conhecimento amplo e um alto grau de experiência em vários processos, o que futuramente se transforma no seu diferencial durante novos processos seletivos.
Geralmente as pequenas empresas são as que mais geram oportunidades e as que vão buscar estagiários dentro das escolas técnicas para formar suas equipes.
Dicas para encontrar estágio técnico
Independente da quantidade de ofertas de estágio na região onde o futuro técnico ou tecnólogo se encontra, existem algumas dicas que ajudam a encontrar as melhores oportunidades:
Quando procurar um estágio técnico?
Quem está cursando graduação deve começar a procura por estágio somente nos dois últimos anos da faculdade. Se o curso for técnico, é melhor buscar oportunidades nos dois últimos períodos.
Sites como o CIEE e o Nube são uma boa opção para procurar estágios.
Escolhendo a empresa: Quando souber de um processo seletivo para estágio, tente conhecer um pouco mais sobre a empresa. Vale buscar informações no site e descobrir se os requisitos da vaga se encaixam no seu perfil. E mais: analise se a oportunidade está de acordo com o curso e com suas expectativas profissionais.
Aqui podemos citar Nestlé, Guarani, Grupo Energisa, 3M, Bunge, Raízen e Braskem como exemplos de empresas que oferecem programas de estágio.
Oportunidades de estágio em automação industrial na internet
Na era da informação, uma boa saída é buscar vagas nos sites especializados. Há aqueles que cobram mensalidade, mas também muitos outros que divulgam oportunidades gratuitamente, todos os dias.
Hoje, existem diversas opções:
Catho
Manager
Emprego Certo
InfoJobs
Balcão de Empregos
Trampos
Jora Brasil
Assinar o feed destes sites ajuda a manter as noticias de vagas de estágio em dia.
Ter uma boa rede de contatos também é fundamental. Manter um perfil atualizado no Linkedin, participar de fóruns do setor e fazer comentários confiáveis e relevantes, que ajudem a outros usuários, também costuma gerar boas oportunidades, ainda que a médio ou longo prazo.
Nunca deixe de se atualizar
Se, por algum motivo, o estágio técnico demorar a aparecer, não desanime. Continue mantendo contatos, fazendo cursos online, lendo artigos do setor e participando o mais ativamente possível dos assuntos que se relacionam com o seu ramo. Assim, quando uma nova oportunidade surgir, você estará pronto para participar do processo seletivo.
Fonte: Automação Industrial.info