Vantagens e benefícios da automação industrial
A automação se baseia na substituição de atividades feitas por pessoas, para atividades realizadas por máquinas, sistemas operacionais e outras tecnologias, como:
robótica;
Wi-Fi;
banco de dados por nuvem;
internet das coisas.
Portanto, com a constante evolução da tecnologia, é fundamental que fábricas e empresas incorporem as mesmas para que se mantenham competitivas no mercado.
Um dos benefícios é que ela é mais viável para uma indústria, economicamente falando. Isso ocorre, pois, a automação industrial proporciona o desenvolvimento de produtos mais qualificados e eficientes, visto que máquinas mantêm padrões altos de produção e falham menos.
Além disso, outra vantagem é que ela torna processos industriais mais flexíveis, proporcionando mais precisão e segurança técnica em atividades que são consideradas insalubres e perigosas.
Monitoramento otimizado
O sistema de automação industrial conta com uma série de benefícios, dentre eles, a otimização do monitoramento, realizado pelos gestores, pode ser considerado um dos mais importantes.
Por meio de uma série de sensores instalados na área de operação da indústria, uma série de informações, relacionadas às suas atividades produtivas, são captadas e enviadas a um software. O sistema, por sua vez, tem a prerrogativa de filtrar as informações e enviá-las, de uma forma intuitiva, a equipe de gestores, que podem fazer uso delas no processo de tomada de decisões.
Virtualização da operação
Softwares altamente especializados já são plenamente capazes de criar uma cópia da empresa no ambiente virtual. É válido ressaltar que esse irmão gêmeo digital é tão semelhante à fábrica real que os resultados, obtidos por ele em diversos testes e simulações, são equivalentes aos que seriam apresentados pela fábrica real.
Essa tecnologia abre espaço para que o projeto de indústrias se torne muito mais eficiente, afinal, erros e fatores de risco podem ser identificados com facilidade ainda nessa etapa do processo, uma funcionalidade que tem o potencial de impedir futuros prejuízos para a empresa.
Descentralização de decisões
Por mais eficiente que seja o time de gestores, em uma indústria, muitas vezes ele pode se encontrar em situações complexas, em que o tempo disponível para avaliar todos os dados, a sua disposição, não é o suficiente para fundamentar boas decisões. Um problema que pode reduzir seu rendimento.
O sistema de automação industrial, porém, tem diversas soluções para esse problema. Por exemplo, por meio da combinação de sensores e aplicações de inteligência artificial, um software é capaz de monitorar a operação da indústria.
No entanto, por meio da análise dos indicadores disponíveis, é possível tomar decisões previamente estabelecidas, como solicitar automaticamente a necessidade de manutenção em um equipamento, quando sensores, conectados a ele, indicarem que isso seja necessário. Desse modo, o gestor pode se concentrar na operação estratégica do negócio.
Redução de erros
Assim como ocorre com os gestores de um negócio, os colaboradores também são limitados por fatores físicos que podem reduzir sua eficiência e, em determinados casos, levá-los a cometer erros. Nesse contexto, esse sistema surge mais uma vez como uma solução eficaz.
Isso ocorre porque a integração entre softwares avançados e sensores sensíveis permite que a máquina opere de forma autônoma, seguindo as orientações previamente programadas. Os sensores têm a responsabilidade de enviar informações ao programa a respeito do estado da máquina em questão, o que embasa a operação do sistema.
Nesse novo cenário, cabe ao colaborador humano a tarefa de monitorar o software, para garantir que ele de fato está operando segundo os critérios que foram estabelecidos.
Integração de operações
Conforme a adesão de indústrias e empresa ao conceito de Indústria 4.0 aumenta, a comunicação entre negócios tende a se tornar mais eficiente, pois começará a ser feita por meio de sistemas especializados. Desse modo, uma integração entre uma empresa, seus fornecedores e clientes tende a acontecer, o que abre espaço para que as negociações se tornem mais rápidas e menos custosas. Por exemplo, ao constatar que determinado insumo está ausente em seu estoque, o sistema da indústria será capaz de encontrar em contato com o sistema de seu fornecedor, adquirindo assim novos insumos. Do mesmo modo, o sistema da empresa pode conversar com os softwares de seus clientes, garantindo assim que seu estoque esteja sempre em dia.
Fonte: blog.acoplastbrasil