O que esperar do futuro para o mercado de agrimensura?
Entre as profissões que não requerem nível superior, mas pagam um bom salário e oferecem uma excelente carreira, está a de Técnico em Agrimensura. O cargo requer formação específica e, é um profissional imprescindível para obras maiores. Quaisquer empresas que necessitem de levantamento topográfico minucioso para uma obra, precisam de um agrimensor, e é mais comum que o profissional desta profissão encontre trabalho em construtoras e no setor público. São inúmeros os concursos públicos e processos seletivos que oferecem vagas para este profissional.
As novas tecnologias e o alto índice de conhecimento técnico dos profissionais de agrimensura fazem com que a sua atuação se torne recorrente. Além disso, apesar de ainda estarmos com baixos índices de investimento em infraestrutura, o Brasil necessitará de reestruturação em algumas áreas, como habitação, energia e transporte.
Podemos afirmar que em alguns estados do Brasil não há uma definição dominial de suas terras. É fácil encontrar casos em que o proprietário é dono de um determinado terreno, mas não tem a mínima ideia disso. Essa situação gera insegurança jurídica, pois uma transação pode envolver sérios conflitos fundiários, entre outros problemas.
É válido ressaltar ainda que o crescimento e o desenvolvimento das cidades aumentam a necessidade da atuação dos serviços de agrimensura.
Como se pode notar, o mercado de agrimensura é bem promissor e investir nessa profissão pode ser o início de um caminho de sucesso. As inúmeras atribuições e os diversos campos de atuação são um atrativo considerável da profissão, bem como o seu reconhecimento e sua importância.
Fonte: Blog Cpetecnologia