Como está o mercado de trabalho para a carreira de Geologia?
A carreira de Geologia ficou bem conhecida na época da descoberta de petróleo na camada de pré-sal, a partir de 2008. Atualmente as perspectivas em geologia são positivas. O crescimento econômico que o país atravessa demanda forte investimento em construção civil (em obras cujas dimensões necessitam do acompanhamento em geoprocessamento), infraestrutura (aeroportos, estradas, instalações e redes sanitárias), demarcação de terras (em grandes loteamentos, assentamentos populacionais, áreas de preservação ambiental), instalações industriais, equipamentos públicos diversos.
A exploração do petróleo da camada pré-sal também é um indicador de aquecimento no mercado de trabalho.
O Geólogo pode trabalhar vinculado a empreiteiras, órgãos públicos (cujo ingresso ocorre por meio de concurso), como consultor autônomo em projetos específicos e como empreendedor (a partir da constituição de escritório próprio de prestação de serviços).
Áreas com menor ocupação territorial tendem a demandar mais atividades em geoprocessamento, o que tem indicado maior número de ofertas de trabalho nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br