Profissão Técnico: Técnico em Soldagem
Entrevista: Wellington Rodrigues Neves- Técnico de Inspeção Sênior da Refinaria de Manguinhos Refit
Wellington Rodrigues Neves trabalha há 18 anos na área técnica de Soldagem. Atualmente é Técnico de Inspeção Sênior na Refinaria de Manguinhos-Refit. Formado em 2006, precisou se certificar por um órgão chamado Organismo de Certificação de Pessoal – OCP para obter colocação como inspetor de soldagem. Hoje ele comemora a vitória esperada por muitos anos pelos profissionais de Soldagem com Resolução 107 revisada pela 114 e faz uma sugestão ao CRT-RJ:“Por mais que a Resolução seja pública, sugiro que o CRT-RJ divulgue e esclareça através de e-mail para todas as empresas e organismos, principalmente à Petrobras, principal influenciadora do mercado, todo o teor da nossa Resolução, enfatizando nossa habilitação em Inspeção de Soldagem. Com isso, nos próximos editais e contratos dessas empresas, esperamos que os Técnicos em Soldagem sejam contemplados na função de Inspetor de Soldagem”, disse.
Confira a entrevista:
CRT-RJ-Comente sobre o que você achou da Resolução 107 que trata das atribuições dos Técnicos em Soldagem?
Wellington: Este reconhecimento é uma luta de anos travada pelos Técnicos em Soldagem. Após a Resolução 114, que alterou a redação da Resolução 107, ficamos ainda mais satisfeitos, porque as alterações feitas no texto atenderam perfeitamente nossas expectativas, contemplando com precisão nossas atribuições, competências e responsabilidades! Agora o mercado precisa conhecer a nossa habilitação em Inspeção de Soldagem.
CRT-RJ-Dentre as atribuições descritas na Resolução estão responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos; orientar e coordenar equipes de execução de instalações, montagens, operação, reparos ou manutenção de ambientes de serviço. A publicação também garante a prerrogativa de responsabilizar-se tecnicamente por empresas de qualquer porte, cujos objetivos sociais sejam condizentes com as atribuições dispostas na Resolução. O que você considera mais importante para estes profissionais em termos de atribuição profissional?
Wellington: Inspecionar sem sombra de dúvidas é a atribuição mais demandada e valorizada! A área de Petróleo e Gás acredito ser a mais explorada pela nossa especialização.
CRT-RJ- A área de Inspeção é muito procurada pelos Técnicos de Soldagem. Na sua opinião o que isso vai representar em termos de empregabilidade para este profissional e para as empresas?
Wellington: Em relação ao profissional é simplesmente a realização de um sonho, com justiça e resgatando nossa dignidade como profissionais técnicos. Em relação às empresas, elas saberão que podem contar com um profissional bem preparado para a área técnica de Soldagem. Não tem como comparar um curso técnico específico em Soldagem com carga horária de 1450 horas, com conteúdos para certificação de inspetor de soldagem com carga horária média de 200 horas/aula e que ainda não exige nenhuma formação técnica como requisito. Isso é um absurdo! O mercado pode até exigir muitos anos de experiência para que os Técnicos em Soldagem atuem como inspetor de soldagem, pois é o mercado que determina o tempo de experiência, porém, não podem agora após a publicação das Resoluções 107/114, deixar de nos reconhecer para essa atividade de Inspeção de Soldagem!!