Profissões: Por que fazer um curso de técnico industrial?
No Brasil, os cursos técnicos deram a oportunidade de milhares de jovens e adultos alcançarem a tão sonhada profissionalização e terem melhores oportunidades de emprego no mercado profissional. Atualmente, existem cursos técnicos nas mais diversas formações que atuarão na indústria.
Confira as modalidades em : crtrj.gov.br/quem-sao-os-tecnicos-industriais/
Quem pode fazer?
Os cursos técnicos são voltados, principalmente, para jovens que estão no ensino médio e desejam aprender um ofício para entrar no mercado de trabalho. Esses cursos são a porta de entrada para o primeiro emprego de muitos, pois possuem foco na profissionalização e nas exigências do mercado. No Brasil, podem ser divididos nas modalidades: integrado, subsequente e Proeja-Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Entenda:
Os cursos técnicos integrados são direcionados para estudantes que concluíram o ensino fundamental e querem cursar o ensino médio e o técnico juntos. Eles têm a duração de quatro anos. O cursos técnicos subsequentes são para jovens que concluíram o ensino médio. É um curso de formação profissional com duração de dois anos. E o Proeja foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio.
O ensino técnico capacita os estudantes para serem rapidamente inseridos no mercado de trabalho. Os cursos técnicos são diferentes dos cursos de graduação, pois são concluídos em um período menor de tempo e buscam preparar o aluno para exercer funções específicas. Durante as aulas, o aluno aprende sobre o dia a dia da profissão, além de toda a informação necessária para exercer suas funções com eficiência.
Os cursos técnicos têm curta duração, sendo concluídos em até dois anos, o que garante um conhecimento mais prático e objetivo. São focados na prática profissional, ou seja, o técnico aprende as funções que vai desempenhar no dia a dia da profissão, voltados para quem deseja ingressar imediatamente no mercado de trabalho.
Fonte: Senai
Está esperando o que para fazer seu curso de técnico industrial ?
Pelo que estou vendo, essas matérias provenientes do SENAI ainda estão muito longe de expressar realmente o que é o curso e como se forma um técnico Industrial. A matéria até que se enquadra em parte a formação dos outros Tecnicos que não são os Industriais pois sabemos que existem vários tipos de Tecnicos. Acredito piamente que teremos muito trabalho pela frente para falar e expor na mídia como são, ou melhor como que se deve formar os técnicos industriais e como devem ser elaborados seus respectivos cursos etc. Realmente temos muita coisa para fazer e reparar o que foi durante muito tempo distorcido. Mas no cômputo geral o trabalho está bom por enquanto. Isso é só o começo certamente vem muito chumbo grosso por aí.
Com certeza Jorge Paulo, mas a título de informação imediata é muito válido.