Carteira digital profissional beneficia técnicos industriais e a sociedade
Técnicos industriais ativos e registrados no Sistema CFT/CRTs podem emitir gratuitamente a carteira digital de identidade profissional. A ferramenta já disponível no Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti) e também pode ser baixada pelo aplicativo e-Técnico.
Técnicos industriais ativos e registrados no Sistema CFT/CRTs podem emitir gratuitamente a carteira digital de identidade profissional. O documento virtual que serve como comprovante online de habilitação para o exercício legal da profissão em todo o território nacional, foi instituído pela Resolução nº82/2019 e está disponível no ambiente profissional do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti). Na versão que também pode ser baixada pelo aplicativo e-Técnico a autenticação é online através do QR Code.
Transformação digital
De acordo com a Diretoria de Fiscalização e Normas do CFT, a carteira digital de identificação profissional emitida pelo CFT tem fé pública e validade em todo o Brasil. A mesma foi elaborada com base nos requisitos previstos pela Lei Federal nº 7.116/1983 e apresenta os dados básicos dos profissionais que podem atuar na elaboração de estudos, projetos e execução de serviços no setor público ou na iniciativa privada.
O objetivo, segundo a diretoria do CFT, faz parte do processo de transformação digital do Sistema CFT/CRTs e busca oferecer agilidade, transparência e segurança nos serviços prestados aos técnicos industriais e à sociedade. Além de não onerar os profissionais ao oferecer a ferramenta online e gratuita de identificação, o cidadão comum também é beneficiado pelo CFT que desta forma incrementa a fiscalização sobre o exercício legal da profissão que reúne milhares de técnicos em todas as unidades da federação.