Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Capta imagens e sons. Realiza ambientação e operação de equipamentos por intermédio de recursos e linguagens. Investiga a utilização de tecnologias de tratamento acústico, de imagem, luminosidade e animação. Prepara material audiovisual. Elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação de produtos e serviços de comunicação.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área de rádio e televisão. o desempenho pleno das atividades ocorre com mais de cinco anos de experiência (supervisor técnico), após três ou quatro anos (técnico em operação de equipamento de exibição de tv e técnico em equipamentos de transmissão-recepção de tv), após um ou dois anos (técnico em operação de equipamento de produção para tv e produtora de vídeo). a complementação da formação técnica ocorre na própria emissora ou empresa, visto que há um estreito relacionamento entre a operação e o tipo de tecnologia dos equipamentos. nas grandes emissoras há um grau de especialização mais acentuado que nas emissoras menores.

Mercado de Trabalho

Trabalham em emissoras de televisão e produtoras de vídeo, em empresas de edição, impressão e reprodução de gravações ou em atividades recreativas, culturais e desportivas, o horário de trabalho é irregular ou, ainda, em rodízio de turnos. Podem trabalhar internamente, nas emissoras, a céu aberto ou em veículos. em algumas das atividades permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos. podem estar expostos a grandes alturas, ruídos, material tóxico e radiação. são trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalhando individualmente ou em equipe, sob supervisão ocasional. 

Fonte: mtecbo.gov.br

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!