Técnico em Mecatrônica:

Projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Ao longo da sua formação, o técnico em mecatrônica é preparado para atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados. O profissional também está apto a realizar manutenção desses maquinários e de sistemas robotizados. O técnico também programa e opera essas máquinas, levando em consideração as normas de segurança. De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, publicado pelo MEC, o técnico em mecatrônica está apto a exercer as seguintes atividades : Atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados, realizar manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas conforme especificações técnicas e programar e operar essas máquinas, observando as normas de segurança.

Atribuições:

  • Aplicar normas técnicas de segurança, saúde e qualidade na empresa;
  • Aplicar técnicas de controle de qualidade no processo industrial;
  • Fazer a integração de processos mecânicos e eletrônicos a partir do emprego de programas de comando de movimentos que integram às máquinas de Comando Numéricos Computadorizados (CNC) no controle e automatização da produção da indústria;
  • Fazer a projeção de melhorias nos sistemas convencionais de produção;
  • Atuar na manutenção e projeção de máquinas e equipamentos variados;
  • Programação e operação de máquinas;
  • Trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria;
  • Propor e planejar a incorporação de novas tecnologias nas indústrias.
  • Projetar e elaborar sistemas mecatrônicos
  • Manutenção e otimização de processos industriais
  •  Elaborar e interpretar desenhos de peças mecânicas, layouts industriais, etc.
  • Programar sistemas microprocessados
  • Seguir as normas técnicas vigente
  • Controle de qualidade de produtos e serviços mecatrônicos

O curso

O curso técnico de mecatrônica combina conhecimentos de três áreas, que são: Mecânica, Elétrica e Informática. A junção dessas áreas permite o desenvolvimento e operação de máquinas controladas por um sistema computacional.

Nesta especialização técnica, o aluno aprende noções de programação e operação de máquina. Além das normas de segurança exigidas para cada área de trabalho.

O curso técnico em mecatrônica possui a duração média de dois anos, com aproximadamente 1.500 horas/ aulas e 400 horas de estágio supervisionado.

A grade curricular aborda disciplinas com foco na formação prática do estudante. Entre as matérias estudadas estão Desenho Técnico, Processo de Usinagem, Sistemas Lógicos Programáveis, entre outras. Ao longo do curso são realizadas diferentes atividades em laboratórios de eletrônica, robótica, hidráulica, etc. O intuito é preparar o estudante para o exercício da profissão e os desafios do mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Com um déficit de mão de obra qualificada e especializada nessa área, as chances de empregabilidade para os profissionais que possuem este curso técnico são muito promissoras.  O técnico em mecatrônica pode atuar em setores como o futebolístico, bens de consumo, alimentício, hidráulico, robótico, telecomunicações, petroquímicos e energia, laboratórios de controle de qualidade, fabricantes de máquinas e entre outros.

Fonte: Guia de Carreira, Educa Mais Brasil

Confira: RESOLUÇÃO Nº 120/2020

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!