Técnico em Eletrotécnica:

Projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

É o profissional que projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Atribuições: 

O técnico em eletrotécnica é o profissional responsável pela criação de circuitos mecânicos e automáticos de energia, bem como sua manutenção. Além disso, deve trabalhar com fontes de energia renováveis e não-renováveis para o desempenho de suas atividades, avaliando propriedades, acessórios e dispositivos de redes de tensões (baixa e alta).

Em sua rotina, o técnico em eletrotécnica se envolverá na montagem de projetos, instalará e cuidará de equipamentos eletrônicos diversos. Com isso, garantirá a distribuição eficiente de energia, buscando meios para que os equipamentos estejam sempre em funções plenas de funcionamento.

O curso

O curso técnico em eletrotécnica, geralmente tem duração de 18 ou 24 meses, mas isso pode variar de acordo com a instituição. Este curso é dividido basicamente em 3 partes, que são:

  • Elétrica geral: Nesta parte do curso, são estudados as principais teorias como por exemplo, noções de eletrônica, a parte de elétrica predial, projetos elétricos, normas e segurança em eletricidade.
  • Elétrica industrial e motores: Na segunda parte do curso, são estudadas as máquinas elétricas, e os seus acionamentos, comandos elétricos, plc, além é claro dos princípios de automação.
  • Máquinas e processos: Na terceira parte do curso, são estudados ensaios e testes industriais, manutenção de sistema elétricos, pneumática e hidráulica entre outros.

É importante frisar, que o conteúdo pode variar, assim como a ordem apresentada. A informação que estamos passando é referente ao modelo que geralmente é ofertado em grande parte das instituições.

Área de Atuação

A eletrotécnica é uma área bem abrangente da eletricidade, o profissional formado neste curso pode atuar em todas as 4 grandes áreas da elétrica:

  • Geração
  • Transmissão
  • Distribuição
  • Consumo

Mercado de Trabalho

O eletrotécnico pode atuar em áreas petrolíferas, industriais diversas, projetos, especificação de materiais, desenvolvimentos de sistemas elétricos, pesquisa, ensaios e testes, manutenção de sistemas elétricos diversos e etc.

Fonte: Mundo da Elétrica

Confira: RESOLUÇÃO Nº 94/2020

            RESOLUÇÃO Nº 74/2020

            RESOLUÇÃO Nº 39/2020

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!