Técnico em Trânsito:

Realiza procedimentos de gestão, planejamento, fiscalização e operação do trânsito. Promove a educação e a segurança do trânsito. Organiza a operação do tráfego urbano. Organiza o controle da manutenção de equipamentos de tráfego, o monitoramento do trânsito e das vias públicas, a fiscalização de trânsito e de veículos. Supervisiona o cumprimento da legislação referente ao trânsito de veículos. Realiza pesquisas e tratamentos estatísticos de tráfego. Supervisiona operações de tráfego. Realiza estudos e implantação de melhorias para o trânsito nas vias rurais, nas cidades e em regiões metropolitanas.

São profissionais que realizam procedimentos de gestão, planejamento, fiscalização e operação do trânsito. Promove a educação e a segurança do trânsito. Organizam a operação do tráfego urbano, o controle da manutenção de equipamentos de tráfego, o monitoramento do trânsito e das vias públicas, a fiscalização de trânsito e de veículos. Supervisionam o cumprimento da legislação referente ao trânsito de veículos. Realizam pesquisas e tratamentos estatísticos de tráfego. Supervisionam operações de tráfego  e também promovem estudos e implantação de melhorias para o trânsito nas vias rurais, nas cidades e em regiões metropolitanas.

Atribuições:

Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:

  • Atuação no sistema e educação de trânsito, no planejamento e operação do tráfego urbano e na segurança do trânsito;
  • Organização e controle da manutenção de equipamentos de tráfego, na monitoração do trânsito e das vias públicas, na fiscalização de trânsito e de veículos;
  • Aplicação da legislação referente ao trânsito de veículos, identificando os organismos que a normalizam

 

O curso

A carga horária recomendada pelo MEC: 1.000 horas e a duração média deste curso técnico é 15 meses.Quando formado, o técnico em trânsito irá trabalhar no sistema e educação deste, planejando e pensando nas operações de tráfego e segurança. Este técnico participa da organização e controle dos equipamentos no trânsito, além de aplicar a legislação referente a circulação de veículos.

Ele estudará sobre engenharia de tráfego, planejamento, comunicação, legislação, manutenção de equipamentos e fiscalização de tráfego

 

Mercado de Trabalho:

O profissional formado no Curso Técnico em Trânsito poderá trabalhar em instituições públicas e privadas pertencentes ao sistema de trânsito, educação de trânsito e em empresas de sinalização.

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!