Técnico em Telecomunicação:

Realiza operações de instalação e manutenção de sistemas de telecomunicação e telemática. Elabora projetos de telecomunicação. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de telecomunicação.

Chamamos de técnico em Telecomunicações o profissional que atua no planejamento, implantação, operação e gerenciamento de projetos referentes a sistemas de telecomunicações, como serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, TV a cabo, comunicação e transmissão de dados etc.

O trabalho desse técnico é desenvolvido por meio de transmissão de sinais via satélites, fibras ópticas, micro-ondas e cabos metálicos. Ele pode atuar em projetos de telecomunicações e dar suporte técnico.

Um grande salto de performance no setor das Telecomunicações está acontecendo neste momento, com a chegada da 5G (Quinta Geração de Telefonia Móvel). A 5G, que essencialmente será suportada pela rede de fibras ópticas do mundo, significa para os usuários velocidade incrivelmente mais rápida e maior capacidade de troca de informações, o que naturalmente permitirá novas oportunidades tecnológicas, tanto evolucionárias quanto revolucionárias nas redes.

Com a chegada da 5G e da Internet das Coisas (IoT), a produção industrial será afetada de tal forma, que isso está sendo chamado de Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial da humanidade. Naturalmente, todo esse poder de geração, transmissão, armazenamento, e processamento de informações necessitará de uma grande organização e segurança, o que se acredita que será feito pela Inteligência Artificial (IA), que já vem sendo experimentada, principalmente no setor mercadológico.

 Atribuições

Está sob as responsabilidades de um Técnico em Telecomunicações atuar na instalação, na operação e na manutenção de sistemas de telecomunicações, supervisionar os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo à regulamentação específica, atuando também com sistemas de telecomunicações, tais como transmissão de dados por meio de unidades de acesso, tecnologia XDSL, fibras ópticas, wireless, telefonia e CATV. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Técnico em Telecomunicações é essencial possuir conhecimento em eletricidade, eletrônicos e meios de transmissão e sistemas telefônicos.

O curso

O curso de Telecomunicações é formado basicamente de matérias específicas da área de atuação. O estudante terá aulas de física, álgebra, TV e ondas, cálculo, telefonia, eletricidade, propagação e antenas, lógica de programação, estatística, comunicação de dados, óptica, materiais elétricos, processamento digital de sinais, dentre outras.

Mercado de Trabalho

O técnico em Telecomunicações pode atuar em empresas privadas e públicas que tenham sistemas de rádio transmissão, empresas de TV por assinatura, emissoras de televisão e operadoras de telefonia tanto móvel quanto fixa e banda larga, internet.

Campos de Atuação

Planejamento de Telecomunicações

(Planejamento e criação de serviços que aumentem o potencial de redes e sistemas pertencentes às telecomunicações.)

Implantação de Telecomunicações

(Implantação e gerenciamento de serviços referentes à transmissão de dados, imagens, voz, etc.)

Operação de Sistemas de Telecomunicações

(Operacionalização de redes e sistemas pertencentes à telecomunicação.)

Manutenção de Sistemas de Telecomunicações

(Conservação e manutenção de toda a operacionalidade das redes e dos sistemas que compõem as telecomunicações de determinada instituição.)

 Fonte: Mundo Educação

 Confira: RESOLUÇÃO Nº 83/2019

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!