Técnico em Soldagem:

É o responsável por coordenar tecnicamente as equipes de soldagem, prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes e/ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança, e de meio ambiente.

Na ocupação de Técnico em Soldagem você vai desenvolver atividades de soldagem em estruturas metálicas e tubulações industriais. Para isso, deverá conhecer os processos, os metais de base e os consumíveis, além de garantir a qualidade dos produtos soldados e a calibrar equipamentos e máquinas de soldagem e corte. Uma carreira de sucesso na área de soldagem sofre influência direta na forma como o profissional se comporta frente à sua rotina de trabalho. Desempenhar suas funções com ética e compromisso é fundamental para conseguir se manter atuante no mercado. Sua atuação é fundamental para propor e implementar soluções técnicas para os problemas encontrados ao longo dos processos de soldagem, indicar medidas de prevenção e correção das atividades de soldagem, cuidar da manutenção de instrumentos e máquinas utilizadas no processo de solda, entre outras funções.

Além dessas características, é necessário que o técnico possua as seguintes habilidades: 

 

– Seguir as regras de segurança;

– Conhecer os procedimentos de soldagem; 

– Saber trabalhar em equipe;

– Gostar de atuar em ambientes industriais;

– Atenção aos procedimentos realizados. 

 Atribuições

Coordenar tecnicamente as equipes de soldagem, prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes e/ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança, e de meio ambiente.

Mercado de Trabalho

O profissional técnico em soldagem encontra vagas de emprego em indústrias de diferentes setores da economia, como as de fabricação de equipamentos, automobilística, construção civil e naval. Outra possibilidade é a prestação de serviços em campo aberto ou realizando trabalhos internos.  

Locais onde pode trabalhar

  • Indústria petrolífera e petroquímica 
  • Caldeiraria
  • Indústria de papel e celulose
  • Indústria metalúrgica e metalomecânica
  • Indústria naval 
  • Construção civil
  • Indústria automobilística e indústria de transformação

O curso

No curso Técnico em Soldagem, os alunos são preparados para os trabalhos de solda, que geralmente ocorrem no ambiente industrial e nos processos de fabricação. Durante o curso, que tem uma carga horária média de mil e duzentas horas, são abordadas as técnicas soldagens, as diferentes estruturas metálicas, o suporte técnico, além de qualificar o estudante a participar da elaboração de projetos e realizar atividades de assessoria. Ao finalizar o curso, além de saber como atuar em harmonia com o meio ambiente, o discente terá domínio sobre os três principais tipos de solda: a fixa, MIG (gás metálico inerte) e TIG (gás inerte de tungstênio).

 Grade Curricular

 Abordando conceitos teóricos, relacionados à prevenção de acidentes, equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs) e saúde no ambiente de soldagem, a grade curricular do Técnico em Soldagem se caracteriza por combinar esses conhecimentos com as aulas práticas, que buscam desenvolver nos alunos habilidades necessárias à sua atuação no mercado profissional. As disciplinas irão variar de uma escola técnica para outra. No entanto, é comum que seja estudado as seguintes matérias: 

– Tecnologia de Materiais

– Preparação para os Processos de Corte

– Metalurgia

– Preparação para os Processos de Soldagem

– Tecnologia da Fabricação 

Fonte: Educa Mais /Mundo Elétrica

Confira: RESOLUÇÃO 114/2020 e RESOLUÇÃO 107/2020

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!