Técnico em Geodésia
e Cartografia:

Manipula mapas analógicos e digitais para obtenção de informações espaciais. Utiliza dados coletados por sensores orbitais e aéreos para produção cartográfica. Coleta dados com a mediação de satélites artificiais para posicionamento terrestre. Realiza o processamento digital de imagens, sistemas de informação geográfica e desenhos assistidos por computador. Utiliza softwares de geoprocessamento.

É o profissional que manipula mapas analógicos e digitais para obtenção de informações espaciais. Utiliza dados coletados por sensores orbitais e aéreos para produção cartográfica. Coleta dados com a mediação de satélites artificiais para posicionamento terrestre. Realiza o processamento digital de imagens, sistemas de informação geográfica e desenhos assistidos por computador. Utiliza softwares de geoprocessamento. Executam levantamentos geodésicos e topohidrográficos, por meio de levantamentos altimétricos e planimétricos; implantam, no campo, pontos de projeto, locando obras de sistemas de transporte, obras civis, industriais, rurais e delimitando glebas; planejam trabalhos em geomática; analisam documentos e informações cartográficas, interpretando fotos terrestres, fotos aéreas, imagens orbitais, cartas, mapas, plantas ,identificando acidentes geométricos e pontos de apoio para georreferenciamento e amarração, coletando dados geométricos. efetuam cálculos e desenhos e elaboram documentos cartográficos, definindo escalas e cálculos cartográficos, efetuando aerotriangulação, restituindo fotografias aéreas.

 Atribuições:

  • Manipulação de mapas analógicos e digitais para obtenção de informações espaciais;
  • Utilização de dados coletados por sensores orbitais e aéreos para produção cartográfica;
  • Coleta de dados através de satélites artificiais para posicionamento terrestre;
  • Utilização de softwares de geoprocessamento para processamento digital de imagens, sistemas de informação geográfica e desenho assistido por computador.

O curso

Requer curso técnico de nível médio em geomática ou correlatas, como técnico em geodésia e cartografia, técnico em agrimensura, técnico em hidrografia, técnico em topografia, oferecidos por escolas técnicas e instituições de formação profissional. O desempenho pleno das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência.

Carga horária recomendada pelo MEC: 1.200 horas

Duração média deste curso técnico: 16 meses

 Mercado de Trabalho

O profissional formado no Curso Técnico em Geodésia e Cartografia poderá trabalhar em Instituições públicas e privadas, empresas de mapeamento e levantamento topográfico e geodésico, entidades ambientais. Exercem suas funções na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada em empresas do ramo de construção, pesquisa e desenvolvimento, administração pública, defesa e seguridade social e empresas de transporte. atuam em serviços de campo, trabalham, dependendo da ocupação, sob supervisão permanente e ocasional em ambientes fechados e também a céu aberto, no período diurno. no desempenho de algumas de suas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, podendo, ainda, trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

 

Confira RESOLUÇÃO 89/2019

Fontes: Central Pronatec e mtecbo.gov.br

 

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!