Técnico em Eletrônica e Telecomunicação:

Executam serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. projetam, planejam e especificam sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações e elaboram sua documentação técnica; coordenam empreendimentos e estudam processos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações.

São os profissionais que executam serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. projetam, planejam e especificam sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações e elaboram sua documentação técnica, coordenam empreendimentos e estudam processos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações.

 

A área de atuação para o técnico em eletrônica ( telecomunicações) é muito vasta, e acaba proporcionando para esse profissional um mercado de atuação amplo, podendo atuar em várias áreas de interesse, tais como: Computação, armazenando e processando informações; Telecomunicações, transmitindo e recebendo informações.

Atribuições:

 

  • Computação, armazenando e processando informações;
  • Telecomunicações, transmitindo e recebendo informações;
  • Instrumentação, representar as grandezas físicas e químicas (informações) sob forma de sinais elétricos;
  • Sistemas de potência, processar e armazenar energia, utilizando a eletrônica de potência;
  • Sistemas de controle, comandar e controlar processos e sistemas;
  • Processamento de sinais, extrair informações dos sinais e/ou torná-los mais adequados para alguma aplicação;
  • Programação, desenvolvimento de sistemas dedicados.

O curso:

Em média o tempo de duração para o curso técnico em eletrônica é de 18 até 24 meses, podendo variar, o que vai depender da instituição de ensino, algumas delas costuma durar três anos, isso é devido ao curso ser integrado com o ensino médio, em ambos os casos não na maioria das instituições de ensino possui o estágio obrigatório.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho como um todo é muito competitivo, independente da área, o que não é diferente para um técnico em eletrônica, embora seja uma área de atuação muito ampla o profissional precisa se capacitar e atualizar cada vez mais.

Este profissional pode atuar em áreas de comando e controle industrial, laboratórios de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, telecomunicações, eletrônica embarcada (veículos terrestres, náuticos e aeronáuticos), manutenção em eletroeletrônicos, equipamentos de informática e domésticos, concessionárias de energia elétrica, empresas que utilizam automação de processos industriais, equipamentos biomédicos e como autônomo.

Fonte: Mundo da Elétrica

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!