Técnico em Eletricidade:

Planejam, elaboram estudos e projetos, participam no desenvolvimento de processos, realizam projetos, operam sistemas elétricos e executam manutenção. Atuam na área comercial, gerenciam e treinam pessoas, asseguram a qualidade de produtos e serviços e aplicam normas e procedimentos de segurança no trabalho.

São os profissionais que planejam, elaboram estudos e projetos, participam no desenvolvimento de processos, realizam projetos, operam sistemas elétricos e executam manutenção. Atuam na área comercial, gerenciam e treinam pessoas, asseguram a qualidade de produtos e serviços e aplicam normas e procedimentos de segurança no trabalho.

O técnico eletricista está apto para instalar e realizar a manutenção de equipamentos elétricos. Também poderá trabalhar com transmissão, bem como distribuição de energia. A sua atuação no setor é muito ampla, contudo é necessário que o profissional busque especialização e reciclagem, visto que quanto mais capacitado for, maiores serão as chances de inserção no mercado e ganhos salariais.

Atribuições:

Está sob as responsabilidades de um Técnico em Manutenção Elétrica atualizar cadastro de equipamentos no sistema de manutenção informatizado, emitir requisições de compras eletrônicas para materiais de uso na manutenção, levantar e controlar dados técnicos de equipamentos no arquivo técnico, entre outras rotinas relacionadas à área de manutenção técnica de equipamentos industriais de britagem, analisar propostas técnicas, instalar, configurar e inspecionar sistemas de equipamentos, executar testes e ensaios de sistemas e equipamentos, coordenar empreendimentos e estudar processos elétrico / eletrônicos, fazer estimativa dos custos da mão de obra dos materiais e de outros fatores relacionados com os processos de fabricação, instalação, funcionamento e manutenção ou reparação, atender a todos os requisitos referentes às instalações elétricas previstas na NR10, ISO 14.001 e OHSAS 18.001, executar atividades operacionais e reparos elétricos de baixo risco, executar manutenção preventiva e corretiva, realizar manutenção e reparos em equipamentos eletrônicos, como painéis, dispositivos, instrumentos de medidas de precisão, relógios de medição, equipamentos digitais, de controle remoto e de funcionamento sensitivo, utilizar manuais e tabelas técnicas relativas a cálculos, normas, tolerâncias, aplicações elétricas e eletrônicas. Interpretar desenhos de construções elétricas e eletrônicas (esquemas, circuito integrado, simbologias, desenhos de máquinas etc.), desenvolver projetos relativos a painéis, construção de máquinas, equipamentos de funcionamento por controle remoto, equipamentos digitais, acompanhar a linha de produção, verificando e solucionando as eventuais dificuldades surgidas no setor, cumprir as normas de segurança do trabalho, de organização e limpeza do local de trabalho, garantir a integridade dos equipamentos, avaliar o sistema de produção e realizar alterações simples em PLC / drives, bem como recuperar backups e realizar reprogramação de redes de comunicação, realizar montagem e desmontagem em peças simples, com menor complexidade, realizar trabalhos em elétrica, de acordo com os procedimentos da empresa.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Técnico em Manutenção Elétrica é essencial possuir conhecimentos em operações de sistemas elétricos.

 

O curso

No curso, o estudante passa a ter contato com disciplinas muito importantes para a sua formação profissional. Na ementa podem ser encontrados temas diversos como: resistência elétrica, fundamentos de instalações elétricas, Associação de resistores, geradores de tensão e de corrente, potência de energia elétrica, leitura e interpretação de desenho, gestão de manutenção, além de comunicação oral e escrita e outras matérias necessárias para a capacitação profissional.

Onde posso fazer este curso

  • SENAI
  • SENAC
  • PRONATEC
  • FAETEC
  • ETEC
  • CEFET
  • Institutos Federais
  • Escolas técnicas privadas
  • Cursos do Governo
  • Faculdades técnicas
  • Cursos da Petrobras

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do governo federal, que visa ampliar a oferta de profissionais, em virtude da demanda do mercado. Os cursos são gratuitos e as informações podem ser obtidas por meio do site oficial. Essa é uma forma interessante de inserção, sobretudo, para aqueles que não tem como pagar pela capacitação profissional. Em geral, os técnicos são muito requisitados e por falta de mão-de-obra habilitada, boa parte das indústrias acabam perdendo

Quem pode fazer?

Para ingressar em um curso como este, o interessado precisa ter no mínimo 16 anos. Ele também precisa estar em curso no ensino médio ou ter concluído. A carga pode ultrapassar 1.000 horas. Todavia, essa variação vai depender muito da instituição e metodologia utilizada. Agora, uma coisa é certa, o estágio faz parte do processo de conclusão.

Mercado de trabalho

O ramo de atuação também não é limitado, visto que o profissional poderá trabalhar como autônomo ou mesmo trabalhar em empresas da iniciativa privada, bem como prestar concursos públicos, uma vez que há chamadas para a inclusão desses profissionais.

 

Fonte: Cursos e Profissões

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!