Planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos. Executa e supervisiona o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e bebidas. Realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Implanta programas de controle de qualidade. Realiza a instalação e manutenção de equipamentos, a comercialização e a produção de alimentos. Aplica soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.
Saiba mais: Agora você pode escolher esta profissão!
É o profissional que planeja o trabalho de processamento, conservação e controle de qualidade de insumos para a indústria alimentícia tais como bebidas, carnes e derivados, frutas e hortaliças, grãos e cereais, laticínios, massas, produtos de panificação, pescado e derivados, açúcar e álcool.
Atividades que o técnico em alimentos pode realizar
- Processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.
- Auxílio no planejamento, na coordenação e no controle de atividades do setor.
- Promoção da sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas.
- Controle e correção de desvios nos processos manuais e automatizados.
- Acompanhamento da compra e manutenção de equipamentos.
- Participação no desenvolvimento de novos produtos e processos.
O curso
A formação técnica em Alimentos tem perfil prático e oferece um campo de atuação bastante diversificado aos seus profissionais. Conheça um pouco mais sobre o curso!
O curso técnico em Alimentos prepara o aluno para compreender diversos tipos de processos que envolvam beneficiamento, conservação e industrialização de comidas diversas. O curso técnico em Alimentos é uma formação de nível médio, com dois anos de duração, aproximadamente.
O objetivo é habilitar o profissional para trabalhar com tudo o que envolve o processamento de alimentos de origem animal e vegetal.
O curso é desenhado para atender às necessidades do mercado. Por isso, os recém-formados encontram boas oportunidades de trabalho. Muita gente já sai do técnico empregado!
Além disso, o curso proporciona aos alunos o contato com atividades que possam ensinar formas de otimizar as máquinas e implementos, bem como análise sensorial, controle dos insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização, relacionando com o desenvolvimento das soluções de tecnologia da produção dos alimentos de procedência tanto animal quanto vegetal.
Por fim, o curso técnico permite uma inserção rápida do profissional no mercado de trabalho, mas isso não significa que você não vai precisar se especializar no futuro, ok?
O que se estuda no curso técnico em alimentos
Apesar de a grade curricular de Alimentos não ser das mais extensas, as disciplinas são bem interessantes. Cada uma tem um mundo de conhecimento a ser explorado.
A organização da grade é realizada por meio de uma mescla de matérias, entre elas química, biologia, bioquímica, embalagens e disciplinas que abordam desenvolvimento sustentável, normas técnicas e de segurança, bem como consciência ambiental e cooperativismo.
Grade curricular
Veja como é a grade do curso no SENAI:
- Fundamentos de Qualidade e Segurança na Produção de Alimentos
- Princípios de Tecnologia de Alimentos
- Técnicas de Comunicação e informação
- Tecnologia e Processamento de Alimentos I
- Análises de Alimentos
- Tecnologia e Processamento de Alimentos II
- Planejamento e Gestão da Produção
- Tecnologia e Processamento de Alimentos III
- Sistemas de Gestão
- Desenvolvimento de Projetos Mecânicos
O currículo programático pode variar de acordo com a região onde a instituição está localizada e o direcionamento do curso.
Nem todos seguem esse mesmo esquema de disciplinas. Por isso é super importante verificar a grade curricular do local onde você está pensando em estudar antes de fazer a matrícula.
Mercado de Trabalho
Graças a esse enorme leque de atividades, é fácil encontrar os técnicos em Alimentos nesses locais de trabalho:
- Laboratórios de análises microbiológicas
- Empresas de produção de alimentos
- Indústria de alimentos
- Indústria de bebidas
- Empresas de logística de alimentos
- Institutos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de produtos alimentícios
- Instituições de ensino
- Cozinhas industriais
- Hotéis
- Restaurantes
Fonte: Guia de Carreiras
Confira Resolução Nº 095/2020